Bullying

Por Sílvia Stein

Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 3521 vezes desde 25/06/2011

O presente trabalho tem por objetivo elucidar a face da violência manifesta no ambiente escolar através do bullying, identificando as formas de intervenção e as ações pedagógicas preventivas necessárias ao controle do fenômeno.

Tendo em vista que a violência é um mal que afeta a sociedade desde os tempos antigos, torna-se necessário analisar o reflexo desta problemática na comunidade escolar. Na sociedade contemporânea observam-se os mais diferenciados modos de disseminação de atos violentos, das mais variadas formas, através dos comportamentos agressivos de crianças e adolescentes. Estas manifestações são influenciadas pela cultura do mundo moderno, que estimula o consumo frenético apresentado cotidianamente como a pílula dourada da felicidade. Além do estímulo ao consumo a sociedade contemporânea, através dos meios de comunicação exerce o papel de formadora e influenciadora do comportamento presente nos filmes, brinquedos, jogos, música, dentre outros, considerada, então, uma das mais expressivas formas de educação e divulgação da violência.

Tais influências chegam às crianças e jovens, em alguns casos, com uma mensagem distorcida da realidade, levando a compreensão de que para que se adquirir status no grupo social, é necessário oprimir o outro. Assim, na escola o fenômeno bullying ganha adeptos e é cada vez, mais comum o relato de situações de opressão e agressão freqüente de alunos contra seus próprios colegas, geralmente associada a uma característica específica apresentada pela vítima, seja ela econômica, cultural ou até mesmo física.

Edição 1 (2011)