CAMINHOS DA INCLUSÃO

CONSTRUINDO UM ESPAÇO ESCOLAR ACOLHEDOR A PARTIR DE PRÁTICAS INCLUSIVAS

Por José Ronaldo dos Santos

Serviços Humanos, Discriminação & Relações De Raça, Deficientes, Educação de Filhos, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 504 vezes desde 20/05/2022

Há muito tempo a escola vem buscando formar uma sociedade que acolha as desigualdades sociais, culturais e humanas e isso se deve principalmente por causa das diferenças nos espaços educativos. Então, devido a isto, a escola vem tentando acertar em sua proposta pedagógica com projetos que desenvolvam atividades de inclusão, promovendo um ambiente escolar acolhedor, prazeroso, satisfatório, sadio, seguro e feliz.

Nesta reflexão, es te livro sugere uma ideia de favorecer melhor a construção, da sonhada escola inclusiva, entre eles poder sugerir: como as políticas públicas podem inserir como formação continuada, uma proposta de capacitação em serviço, que atenda à imensa demanda de gestores, coordenadores e professores ainda despreparados, para realizar a inclusão escolar por diferentes caminhos?

Pensando em colaborar no processo de construção de uma escola inclusiva e inovadora para todos os sujeitos inseridos nela, esta obra traz como eixos estruturantes os seguintes tópicos: a) educação inclusiva, o que é isso?; b) a sala de aula e o aluno com deficiência; c) a formação docente e a educação inclusiva; d) o papel do gestor escolar no processo da educação inclusiva e acolhedora; e) gestão escolar e o acolhimento às diferenças.

ISBN 9786587199399
Edição 1 (2022)