Colônia Paraguaia de Campo Grande

Cultura, linguagem e identidade em fronteira

Por Maiara Cano Romero Pereira

Filosofia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 358 vezes desde 20/07/2022

Este livro apresenta um estudo sobre as relações entre linguagem, cultura e identidade no contexto da imigração paraguaia em Mato Grosso do Sul, analisando especificamente as narrativas e discursos de frequentadores da Colônia Paraguaia de Campo Grande, uma fundação cultural que congrega paraguaios e brasileiros no estado. Fruto de uma Dissertação de Mestrado concluída em 2016, esta obra se inscreve na perspectiva da Análise do Discurso Francesa (AD), buscando compreender as representações da cultura, da língua e da identidade nas narrativas/discursos dos sujeitos em um determinado contexto sócio-cultural. Assim, realiza-se uma descrição e reflexão sobre os recursos metodológicos e conceitos usados para compreensão e análise do corpus segundo os princípios da AD, tais como "sujeito", "condições de produção", "interdiscurso", "formação discursiva", "não-dito" e "identidade". Buscando compreender a cultura paraguaia como constituinte da tradição cultural local e regional, buscamos indagar o que é cultura paraguaia para os sujeitos, o papel da língua na transmissão cultural, as representações da identidade, buscando saber o que os motivam a participarem da instituição. Por fim, as atividades fomentadas na Colônia revelam um espaço que, ao mesmo tempo em que se apresenta como fomentador dos elementos considerados tradicionais, também se abre para outras atividades culturais diferenciadas, aglutinando públicos diversos, configurando-se em um ambiente marcado pelo hibridismo cultural.

ISBN 978-65-5392-542-7
Edição 1 (2022)