Comunidade do Fumacê FMC

Por Bruno Black, Carla Moraes e Crias

Trabalho Social, Pobreza, Deficientes, Literatura Nacional, Ciências Humanas E Sociais, Artes e Entretenimento

Esta página foi vista 139 vezes desde 07/03/2024

FumaSerei!!!!

Foi essa a expressão que em uma de nossas reuniões para chegar ao ápice desta obra literária, entre risos e lágrimas, percebeu -se que não era mais um Livro de histórias comuns.

O Livro do Fumacê nasce, como toda criatura tendo em suas fases de amadurecimento do óvulo até o parto. Quase um filho. Aliás, esse pode ser chamado de coração de mãe também. Onde sempre cabe mais um.

A idéia do Livro, até passou por muitos, mas só passou. Como tantas histórias lindas que foram se sucumbindo com a esperança de dias melhores. A dignidade que se perdeu, a tristeza que tomou o lugar das lindas histórias de família e das cantigas e brincadeiras de roda. Uma nuvem se formou este lugar, que então fica conhecido por histórias sangrentas e violências constantes. Invasões, Operações policiais, Guerras de facção por poder .

Mas e os sorrisos, as tias, madrinhas, vizinhos e vizinhas que construíram este lugar e ajudaram a erguer muita gente aqui! Pois sim! Eles estãon não na maioria, mas descritos e agora eternizados como escritores o declarantes de uma história onde a Favela Venceu!

Venceu com o rapaz e a moça que se formaram Oficiais das forças armadas, do jovem padeiro que teve uma vida de desafios e hoje é dono de duas padarias no local. Venceu com a lavadeira que formou os filhos, a dona da tendinha que hoje tem seus filhos no exterior, com a passadeira, o pedreiro, o pintor!

O Guarda Municipal, o Músico, a Pedagoga , o Bombeiro, a Farmacêutica a Influenciadora Social e o Escritor.

Este último, Bruno Black! O único idealizador que conseguiu tirar dos sonhos engessados e transformar em realidade uma história do Fumacê que ninguém conhece. O lado belo, gente do bem, histórias de vida e nostalgia que se miscigenam neste lugar. Anônimos que hoje se tornam protagonistas de sua própria história.

“Quando cresci, descobri que não

podia falar o nome do lugar onde

eu morava! Mas como? Eu amo o que meu lugar!”

Bruno Black

Edição 1 (2023)

Bruno Black, Carla Moraes e Crias

Nome: Bruno Santos da Silva e pseudônimo: Bruno Black, nascido em Niterói, em 1 de Junho de 1981,me reconheci poeta em 1999 e nesse ano 2014 completo 15 anos de carreira e possuo uma obra de quase 3 mil poesias com 5 livros lançados:(2005) Perdas e Ganhos;(2006) Face a face o que tu me diz?;(2007) Minha cidadania violada até quando?(2008) Face a Face: Eu ser palavra!e (2014) Poético.Já participei de três do Livro:19° (2006);20° (2008) e 23°(2014) Internacional do Livro de São Paulo.

Meu nome é Bruno Santo da Silva conhecido artisticamente como: Bruno Black.Escrever é a arte que me completa; a poesia é o que mais me faz feliz na vida. Minha alma respira palavras é assim que eu me compreendo no meu mundo,como um ser palavrudo!Abaixo os meus livros e data de seus lançamentos!

• 2005 – Perdas e Ganhos.

• 2006 – Face a face o que tu me diz?

• 2007 – Minha Cidadania Violada até quando.

• 2008 – Face a face Eu ser palavra!

• 2014 – Poético.

Tenho 33 anos, moro em Realengo no Rio de Janeiro.Meus livros são produção independente onde conto com o público em geral ,seja nas empresas onde trabalho ou na rua, onde houver espaço pra palavras levo meus livros nas conversas do dia á dia, e assim tenho arrecadado valores pra continuar alimentando o meu maior sonho realizado.

Em 1995 um amigo (Cleber) me convidou pra escrever poesia e de lá pra ca eu não parei mais de escrever.

Em 1999 me consagrei como poeta por mérito próprio e na presente data completo 15 anos de Carreira. Em 1999 tive a certeza que escrever seria uma missão e me reconheci como alguém que vive a transportar de si palavra como algo profissional e artístico.

Hoje tenho uma obra com quase três mil poesias com diversos tipos de categoria entre elas: Romântico, Critica,Abstrato,Humor,Sensualidade,fé e motivacional!

Tenho alcançado grandes feitos, aprendi que posso ser mais a cada dia quando eu digo pra meus sonhos que eles me fazem mais feliz!

Eventos importantes da minha trajetória artística:

1999 – Rio Centro – Feira da Providência – Homem estátua

2003 – TVE Brasil – Programa Salto pro futuro.

2004 – Teatro Sesi Madureira – Peça Estátua

2005 - Sarau de Poesias na Faculdade Simonsen.

2005 - Lançamento do livro Perdas e Ganhos;

2006 - 19°Bienal Internacional do livro em São Paulo.

2006 - Lançamento do livro Face a face o que tu me diz.

2007 – Contax - Feira Arte da casa RJ Contax Mackensi.

2007 - Lançamento do Livro Minhas Cidadania Violada até quando?

2007 – Sesc Madureira – Sopa de Entulho com Leo Almeida.

2008 – Contax - Feira Arte da casa RJ Contax Mackensi.

2008 - Lançamento do livro Face a face Eu ser palavra!

2008 - 20°Bienal Internacional do livro em São Paulo.

2008 - Sarau de Poesia da FEUC.

2008 – TVE Brasil - Programa Atitude.com

2008 – Contax - Arte da Casa 2008 – Site Mauá

2009 – Contax - Arte da Casa 2009 – Site Mauá

2014 – Lançamento do Livro Poético ( E-book)

2014 - Rádio Fluminense – Programa Claudia Cataldi com Renato Sampaio

2014 – S.U.B.A no palco do Vidigal com Marcello Mello.

2014 - Rede Globo – Programa Esquenta com Regina Casé.

2014 – 23° Bienal Internacional do Livro em São Paulo (Relançamento do Livro Face a face eu ser palavra!

2014 – Rádio Popular FM 89,9 – Programa Samba Popular com Rodrigo

2014 - 1º Sarauokê do Rio de Janeiro –RJ

2014 – Antologia: Sonhos...lembranças...Desilusões da Editora Casa Cultura.

2014 – Antologia : Fantástica da Editora Casa Cultura.

2014 – Antologia: Cumplicidade de Movimentos da Editora Scortecci.

2014 – Show de Beth Labelle cantando “Um dia...um adeus”de Guilherme A.

2014 – Show de Mara Prety cantando “Essa tal liberdade” SPC.

Nome do link: brunoblack