O presente trabalho apresenta uma interpretação do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) como a voz do corpo. O objetivo da pesquisa vai além da investigação das características comportamentais e do desenvolvimento psicomotor dessas crianças. Busca verificar possíveis mudanças comportamentais após o início do tratamento medicamentoso e sua eficácia. Pretende-se verificar a hipótese de que, nas escolas, o TDAH está banalizado e as crianças sendo medicalizadas desnecessariamente. A prática consistiu na aplicação de entrevistas semi estruturadas que fomentaram o material de análise para a conclusão da pesquisa. O leitor encontrará nos textos a seguir, conceitos como saúde, doença, esquema e imagem corporal, organização psicomotora, psicomotricidade e TDAH. Um capítulo específico apresenta noções de limites versus potencialidades. Boa parte das discussões sobre a antipsiquiatria e a crítica à supervalorização do diagnóstico tem por base o pensamento do Dr. Thomas Szasz A Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) foi tomada como a principal referência dos defensores da idéia de que o TDAH é uma doença, que deve ser tratada e medicalizada. A análise dos dados apresentados poderá proporcionar uma compreensão do desenvolvimento psicomotor das crianças e buscar um melhor discernimento entre as concepções de saúde e doença, substanciando o campo da pesquisa acadêmica, do conhecimento científico, da promoção de saúde e abrindo possibilidades de uma existência mais saudável.
Número de páginas | 190 |
Edição | 1 (2011) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
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