(Des)interesse escolar em Geografia:

o que dizem os alunos

Por Tales Wellington Cunha Felix e Valquíria Lizandra Monjardim Cézar

Código do livro: 155587

Categorias

Ciências Humanas E Sociais, Educação, Psicologia, Desenvolvimental, Geografia Humana

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 4741 vezes desde 30/11/2013
Versão
impressa
R$ 100,81
Coloração
Acabamento
Valor total:
R$ 100,81
Versão
ebook
R$ 22,78
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 100,81
Este ebook também pode estar à venda na:
Este livro também está à venda em:
Espana
Portugal

Sinopse

Esta pesquisa investiga o (des)interesse dos alunos do ensino fundamental, buscando, como objetivo geral, identificar e compreender fatores que produzem esta situação escolar. Provocou-nos a aparente normalidade com que é tratada a evasão e o fracasso escolar, por parte de muitos professores que se consideram impotentes diante dos problemas. Escolhemos como metodologia o estudo de caso e, como universo da pesquisa, um grupo de alunos do ensino fundamental que apresentava, como característica marcante, uma incidência de reprovação e de evasão, seguida de retorno à escola. A escola-parceira neste trabalho é pública e se localiza em bairro residencial de médio-baixo padrão econômico de vida. A base teórica estudada nos apontou elementos que podem causar o interesse, tais como diversidade metodológica, relação afetiva do professor, apoio da família, aplicação e tratamento de conteúdos considerando faixa etária, dentre outros. A pesquisa em campo, feita por meio de um questionário, aplicado na turma, nos mostrou coerência com o que dizem autores Bossa e Patto. Foi possível verificar que alunos querem autoridade do professor, admitem que a indisciplina em aula desvia o interesse, que não é suficiente a família obriga-los a ir à escola, que reconhecem o apoio dos pais, gostam da aula fora da sala e de diferentes recursos e metodologias. A Geografia escolar, colocada sob o foco da pesquisa, foi reconhecida como interessante. As pistas fornecidas pelos alunos sobre o que um professor de Geografia pode fazer para criar e manter o interesse dos alunos pela disciplina são contribuições que justificam os esforços despendidos nesta pesquisa, que estimula novas buscas e muitas reflexões.

Características

Número de páginas 50
Edição 1 (2013)
Formato TCC (210x297)
Acabamento Brochura
Tipo de papel Offset 75g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

Tales Wellington Cunha Felix e Valquíria Lizandra Monjardim Cézar

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019) com ênfase em Educação Ambiental, Graduado em Geografia pela mesma universidade (2013) e em Pedagogia pela Faculdade da Serra (2014), especialista em Meio Ambiente (2014) e Educação Ambiental (2015).

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários