Dificuldades de aprendizagem: dislexia

Por Denise Cristina Fumis e Fabíola Magda Andrade Ventavoli

Educação, Didáticos

Esta página foi vista 360 vezes desde 01/09/2022

Muitos alunos matriculados nas instituições de ensino têm altas habilidades de comunicação oral e poder de raciocínio, mas escrevem equivocadamente, tem aversão à expressão textual escrita, apesar de reconhecermos neles inteligência notória, este distúrbio de aprendizagem pode ser caracterizado como dislexia.

Neste sentido, precisamos de estratégias mais especificas de intervenção para os casos de dislexia. Estatísticas da Associação Brasileira de Dislexia indicam que cerca de 15% das crianças em idade escolar são disléxicas, dessas 76% são homens e 24% mulheres, estes transtornos contribuem significativamente para as altas taxas de fracasso e evasão escolar. Através de práticas inovadoras de ensino podemos chegar a excelentes resultados, pois permite, além de um melhor atendimento às dificuldades do disléxico, o desenvolvimento do seu potencial cognitivo e emocional como um todo, melhores condições de aprendizagem, qualidade de vida, do seu desenvolvimento como pessoa.

ISBN 9786500519518
Edição 1 (2022)