Dimensões da fé na sociedade líquida

Por Gilmar Gonçalves da Costa; Sabrina Bianca G.G. Costa

Afirmações, Vida Cristã, Teologia

Esta página foi vista 23 vezes desde 23/09/2024

Este livro também está à venda em:
Espana

Este livro é uma interpretação sobre “Dimensoes da fé na sociedade líquida”[ A sociedade líquida é um conceito criado pelo sociólogo Zygmunt Bauman para descrever a sociedade contemporânea. A ideia é que a sociedade atual é fluida, volátil e dinâmica, com relações, instituições e identidades que não têm uma forma fixa ou duradoura: as relações estão ficando mais superficiais e o contato entre as pessoas é cada vez menor; as pessoas tendem a não se comprometer com algo, e se engajam em novas oportunidades ou ideias sem grandes dramas e; sociedade líquida pode potencializar ou causar doenças psicológicas e emocionais, como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico e dependências químicas.] como instrumento para a vida pautada em boa qualidade.[ Uma boa qualidade de vida é a percepção que uma pessoa tem de si mesma, em relação aos seus objetivos, expectativas e preocupações, e ao contexto cultural e de valores em que está inserida.] Isso porque este escritor está seguro de que não dar importância à reflexão sobre a fé é ser manco cognitivamente. Para isto reflete como Deus ensina a buscar, como Ele ensina a esforçar, como as coisas são, como as coisas acontecem e, a importância de ser firme diante das dificuldades. Conquanto, a ideia de que Deus nos treina e que o treinamento exige é grandioso para a nossa vida. O treinamento de Deus fortalece a fé e a desenvolver o caráter, ao ajudar a aprender e a apreender virtudes como paciência, humildade, perseverança e dependência Divina. A Bíblia também diz que o Senhor nos capacita e nos unge, colocando em nossos corações o selo do Espírito, que é a garantia de tudo que ele prometeu. É Quem nos promove e faz-nos permanecermos firmes em na Graça; identificando-nos como sua imagem e semelhança e colocando em nosso coração o selo do Espírito como a garantia de tudo que ele nos prometeu. Assim sendo, os cristãos precisam treinar-se arduamente, mas com um objetivo de plenitude Divina; paz, amo e compaixão altérica. O apóstolo Paulo disse: “treina-te com a devoção piedosa por teu alvo”. De modo que o cristão tem de manter-se espiritualmente em forma e em performance. Assim como o atleta desenvolve seu físico, assim o cristão desenvolve sua força espiritual e sua perseverança na dignidade e na benevolência. Isto é uma dádiva de Deus porque ao tomar o estudo da Palavra de Deus, a Bíblia, pela oração, por associar-se regularmente com cristãos, e por fazer expressões públicas a nossa fé. O atleta costuma ter um treinador, e os cristãos também têm um treinador. Quem? O próprio Deus! O apóstolo Pedro salientou o interesse de Deus no programa de treinamento cristão, ao mencionar que o próprio Deus, de toda a benignidade intencionada a completar o vosso treinamento; ele vos fará firmes, ele vos fará fortes. Neste sentindo, Pedro estava envolvido em conflitos de personalidade, que surgiram entre os apóstolos de Jesus. Ao lermos os relatos sobre isso, é interessante notar como Jesus aproveitou esses conflitos, que realmente eram o resultado da imperfeição e da inexperiência, como oportunidades para treinar seus seguidores nas qualidades cristãs essenciais de amor, humildade e perdão. Portanto, a proposta de fé em Deus está elencada no amor; isto é, no carinho, afeição, amizade, apego aos seus familiares e amigos, fraternidade, simpatia, ternura, bem-querer, benquerença e estima.

Edição 1 (2024)
Coloração Colorido