DOF (Departamento de Operações de Fronteira):

Um estudo de integração de polícias civil e militar

Por André Martins Barbosa

Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais, Educação

Esta página foi vista 4274 vezes desde 16/02/2011

O livro surgiu de uma tese de doutorado em Ciências Sociais e analisa a possibilidade do trabalho integrado entre policias civis e militares. A palavra integração é utilizada com zelo pois que, no caso em pauta, o que ocorreu foi unificação (as duas corporações sob um só comando). A partir da hipótese de que o conflito entre as instituicõess policiais foi constituído gradativamente dentro das estruturas de segurança do Estado brasileiro, que levará a uma cisão de difícil reconciliação em virtude dos conflitos de interesse entre as polícias administrativa e judiciáira. Mesmo nesse contexto, foi possível construir um processo inovador neste espaço, no sentido de unificação-integração. Uma construção possível e eficiente, na linha do "inédito-viável", de relações concretas com a sociedade e resultados palpáveis. O autor analisa aspectos da região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia, onde o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) está atuando e encontra-se em atividade desde a sua criação em 1987 através de levantamento das entrevistas vinculadas na mídia regional, falas e textos de autoridades e personalidades locais e de outros estados, dados do DOF, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Polícia Civil e Polícia Militar, bem como reportagens que se referiam ao Departamento. Assim dificuldades, conflitos internos e demais problemas inerentes a um processo de integração são captados, sem deixar de alertar que é considerada uma "utopia" por grande parte dos comandos policiais da federação. Mas, observando as movimentações sociais o autor acredita que seja possível esta construção em outras unidades, bem como na expansão do próprio DOF. Para isso a integração com a comunidade e o seu apoio são fundamentais.

ISBN 978-85-911435-0-4
Edição 1 (2010)