Ao analisar a Paidéia Grega, especificamente na ótica platônica para servir de base à educação brasileira no XXI,percebemos uma grande diferença entre as duas concepções de formação.
Na educação clássica, a finalidade trata-se do esforço para elevar a alma humana e na contemporânea, para o adestramento da alma. Nesse sentido, a educação hoje parece distanciar daquilo que os gregos entendiam como ideal, a saber aflorar o humano no homem. Por isso, trazer alume os princípios da Paidéia como base para o sistema educacional brasileiro pode ajudar sobremaneira no processo de formação do homem.
Desse modo, esse artigo teve como objetivo geral analisar os processos de formação da Paidéia platônica e contemporânea, bem como plasmar as possíveis contribuições dos gregos, especificamente em Platão no processo de formação brasileira no XXI, como uma alternativa à crise educacional. Destarte,o presente trabalho é composto por uma discussão teórica, ou seja, uma abordagem teórica produzida a partir de fontes primárias cruciais, a saber: Platão(2009), WernerJaeger(2013), Paviani(2008), István Mészáros(2005), Huberto Rohden(2005),dentre outras.
Como ponto de partida, procuramos caracterizar o processo de formação do homem contemporâneo, discorrendo sobre a roupagem da educação atual e em seguida, destacamos o processo de formação do homem para Platão, bem como sua concepção de educação, destacada nas obras: A república(2009) e Paideia: A formação do homem grego(2013). Por fim, apresentamos as possíveis contribuições da Paideia platônica para a mercantilizada “educação” contemporânea como alternativa à crise educacional.
Número de páginas | 22 |
Edição | 1 (2018) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.