Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO
EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO XXI:
Prolegômenos para uma possível formação Plena a partir da Paideia platônica
Categorias
Política Educacional E Reforma, Filosofia E Aspectos Sociais, Ética E Filosofia Moral, Filosofia, Desenvolvimento Humano, Ciências Humanas E Sociais
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 507 vezes desde 02/04/2018
Versão
ebook
R$ 16,14
Disponível em:
PDF
Valor total:
R$ 16,14
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

Ao analisar a Paidéia Grega, especificamente na ótica platônica para servir de base à educação brasileira no XXI,percebemos uma grande diferença entre as duas concepções de formação.

Na educação clássica, a finalidade trata-se do esforço para elevar a alma humana e na contemporânea, para o adestramento da alma. Nesse sentido, a educação hoje parece distanciar daquilo que os gregos entendiam como ideal, a saber aflorar o humano no homem. Por isso, trazer alume os princípios da Paidéia como base para o sistema educacional brasileiro pode ajudar sobremaneira no processo de formação do homem.

Desse modo, esse artigo teve como objetivo geral analisar os processos de formação da Paidéia platônica e contemporânea, bem como plasmar as possíveis contribuições dos gregos, especificamente em Platão no processo de formação brasileira no XXI, como uma alternativa à crise educacional. Destarte,o presente trabalho é composto por uma discussão teórica, ou seja, uma abordagem teórica produzida a partir de fontes primárias cruciais, a saber: Platão(2009), WernerJaeger(2013), Paviani(2008), István Mészáros(2005), Huberto Rohden(2005),dentre outras.

Como ponto de partida, procuramos caracterizar o processo de formação do homem contemporâneo, discorrendo sobre a roupagem da educação atual e em seguida, destacamos o processo de formação do homem para Platão, bem como sua concepção de educação, destacada nas obras: A república(2009) e Paideia: A formação do homem grego(2013). Por fim, apresentamos as possíveis contribuições da Paideia platônica para a mercantilizada “educação” contemporânea como alternativa à crise educacional.

Características
Número de páginas 22
Edição 1 (2018)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Comentários
1 comentários
ArteSam
Segunda | 02.04.2018 às 17h04
Olá , tudo bem? Faço serviço de conversão epub, capa, solicitação de ISBN, providência de ficha catalográfica, revisão, book trailer, ilustrações, e outros... Caso tenha interesse, fale comigo. Meu site - www.artesam.com - e-mail: [email protected] - página no facebook: www.facebook.com/artesambr