Educação Cívica e Financeira

Por Henrique Bertulino da Silva

Educação Cívica, Educação de Filhos, Educação, Ciência Política

Esta página foi vista 175 vezes desde 26/11/2023

A obra "Educação Cívica e Financeira: Fundamentos para uma Sociedade Consciente", escrita por Henrique Bertulino da Silva, aborda de maneira abrangente e acessível temas cruciais para o desenvolvimento cidadão. Dividido em sete capítulos e uma conclusão, o livro visa fornecer uma compreensão sólida sobre a interseção entre a cidadania responsável e a gestão financeira consciente.

Introdução:

Na introdução, Henrique Bertulino da Silva contextualiza a importância da Educação Cívica e Financeira, destacando a relevância desses conhecimentos na formação de cidadãos ativos e financeiramente responsáveis. Os objetivos do livro são delineados, delineando a estrutura que guiará o leitor ao longo da jornada.

Capítulo 1: Fundamentos da Cidadania:

Explorando os conceitos essenciais da cidadania, este capítulo abrange desde a definição do termo até a análise dos direitos individuais e responsabilidades inerentes à condição de cidadão. O papel ativo na sociedade é enfatizado, promovendo a compreensão da importância de cada indivíduo na construção do tecido social.

Capítulo 2: Estrutura Governamental:

Ao desdobrar a estrutura governamental, o livro oferece uma visão aprofundada da divisão de poderes, explorando o papel crítico do Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, aborda o federalismo e o papel dos estados na formação e execução de políticas.

Capítulo 3: Valores Tradicionais na Sociedade:

Focando nos valores que fundamentam a sociedade, este capítulo examina a importância da preservação cultural e histórica, destacando o papel central da família, comunidade e a necessidade de ordem e segurança para um funcionamento saudável da sociedade.

Capítulo 4: Educação Financeira para Cidadãos Conscientes:

Este capítulo introduz os princípios básicos da educação financeira, fornecendo orientações sobre orçamento pessoal, familiar, investimentos e planejamento para o futuro, equipando os leitores com as ferramentas necessárias para uma gestão financeira consciente.

Capítulo 5: Economia e Liberdade Individual:

Explorando a interseção entre economia e liberdade individual, este capítulo aborda os princípios do livre mercado, a importância da responsabilidade financeira e o incentivo à iniciativa privada como motores do desenvolvimento econômico sustentável.

Capítulo 6: Participação Ativa na Democracia e na Economia:

Enfatizando a importância do voto, engajamento cívico e voluntariado, este capítulo destaca como a participação ativa é fundamental para fortalecer a democracia e fomentar o desenvolvimento econômico. A advocacia por meios democráticos é apresentada como uma ferramenta poderosa para a mudança positiva.

Capítulo 7: Desenvolvimento do Pensamento Crítico:

Este capítulo destaca a importância do desenvolvimento do pensamento crítico, abordando a análise de mídia e informações, discussões éticas na sociedade e o respeito às diferentes perspectivas como elementos-chave para uma participação informada e construtiva na sociedade.

Conclusão:

A conclusão recapitula os princípios cívicos e financeiros apresentados ao longo do livro, encorajando a participação contínua dos leitores. Além disso, Henrique Bertulino da Silva promove a ideia de uma sociedade informada, engajada e financeiramente consciente como um objetivo alcançável e desejável para o bem-estar coletivo.

Edição 1 (2023)
Coloração Colorido
Tipo de papel Polen

Henrique Bertulino da Silva

Henrique Bertulino da Silva é um web designer apaixonado por tecnologia e música. Ele nasceu em 29 de setembro de 1997 e desde cedo, mostrou interesse por computadores e tecnologia, decidindo se formar em web design.