Educação do Campo e Complexidade

Transformação Curricular e Social

Por Luis Carlos Ribeiro Alves

Política Pública, Educação Multicultural, Educação / Administração, Currículos, Educação, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 5 vezes desde 23/09/2024
PRÉ-VENDA ATÉ
Entregas a partir de 23/10
Dias
Minutos
Segundos
As impressões se iniciam em 24/10
Aproveite!
Disponível a partir de 23/10

Este livro oferece uma análise profunda e inovadora sobre a educação do campo, abordando seus desafios e potencialidades por meio do paradigma da complexidade e das contribuições dos movimentos sociais, especialmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ao integrar saberes populares, sociais e produtivos, a obra propõe uma educação comprometida com a transformação social e a emancipação dos sujeitos rurais, superando as limitações dos modelos tradicionais.

Baseado em teorias de pensadores renomados como Edgar Morin, Paulo Freire e Roseli Caldart, o livro vai além da transmissão do conhecimento acadêmico convencional, promovendo uma educação que visa à construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Ele explora como as escolas do campo podem se tornar espaços de resistência e de protagonismo comunitário, onde o currículo se conecta às realidades locais, respeitando as diversidades culturais e promovendo a gestão democrática.

Ao longo de seus capítulos, a obra apresenta uma sólida fundamentação teórica acompanhada de propostas práticas para a criação de currículos contextualizados que dialoguem com as necessidades das comunidades. A educação proposta aqui valoriza o enraizamento local e a participação ativa dos atores educacionais, promovendo o desenvolvimento de currículos flexíveis e inovadores que respondem às dinâmicas sociais do campo.

Em tempos de crescente desigualdade social e desvalorização dos saberes populares, este livro é leitura essencial para educadores, gestores, pesquisadores e ativistas que buscam uma educação crítica e transformadora. Mais do que uma contribuição acadêmica, esta obra é um convite à ação: um chamado para repensar e reconstruir a educação do campo como um espaço de cidadania, resistência e emancipação social.

Edição 1 (2024)

Luis Carlos Ribeiro Alves

Luis Carlos Ribeiro Alves é poeta, filósofo e professor Universitário, Doutorando em Educação pelo Centro Universitário Mar de Cortés, mestre em Educação pela Universidad del Salvador - USAL (AR), atua como professor colaborador em vários cursos de graduação e pós-graduação por Faculdades e Institutos de Educação Superior do Ceará. Professor da rede Estadual do Ceará atua como assessor técnico na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Itapipoca - CREDE 2, aportando contribuições no campo da Diversidade e Inclusão Educacional, Currículo e Gestão para Resultados. Autor de vários artigos na área de Filosofia e em Educação, em especial na área de educação para o campo, que é sua grande paixão, na qual vem atuando no Brasil e na Argentina.

" A poesia é a forma do homem expressar-se na linguagem de Deus: a linguagem universal do amor, humano e divino" (Luís Carlos Ribeiro Alves)