Entenda melhor a linguagem

A criatividade no uso da palavra e os aspectos mais sutis do texto

Por Mauro Cardin

Ciências Humanas E Sociais, Diversos, Linguística

Esta página foi vista 4052 vezes desde 14/02/2013

A face mais sedutora da linguagem; suas possibilidades e suas fontes de criatividade, as contradições e os aspectos mais sutis da produção de texto.

Com base no pensamento de linguistas, filósofos e professores, o autor faz uma interessante abordagem sobre a linguagem, não do ponto de vista das regras gramaticais, mas na perspectiva das sutilezas e da grandiosidade da palavra.

Quando vem numa linguagem competente, não há opinião que não se defenda, relato que não convença. As coisas viram ouro, se revestidas com as palavras certas. A correção gramatical, de certo modo, é apenas uma condição para não desqualificar aquele que fala ou escreve, o que é não é pouco, mas está longe de ser o máximo que cada um de nós pode esperar como usuário do idioma.

Excelente livro para todos que desejam entender melhor os mecanismos de produção de sentido na escrita e na fala.

Edição 1 (2013)

Mauro Cardin

Mauro Cardin é mestre em Letras. Como pesquisador, concentra sua atuação na área de produção de texto. Em 2008, lançou “Entenda melhor a linguagem”, pela Editora Scortecci, livro sobre a criatividade no uso da palavra e os aspectos mais sutis do texto (segunda edição, ampliada, lançada em 2012, pelo Clube de Autores). Foi produtor de texto para marketing interno de empresa (endomarketing) em Brasília e para revista de variedades no interior de São Paulo. Em 2011, lançou "Questões essenciais: comportamento, convivência e outros temas" pela Scortecci, livro agora lançado em segunda edição, ampliada, pelo Clube de autores e pelo portal PerSe (www.perse.com.br).