ENTENDENDO O SISTEMA PENITENCIÁRIO

Por Rafael Costa Martins

Penologia, Criminologia, Direito, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 9 vezes desde 07/06/2024

O sistema prisional é uma realidade complexa que reflete as intricadas teias sociais, políticas e econômicas de uma sociedade. Para compreendê-lo em sua totalidade, é necessário mergulhar em diversos temas que vão desde sua contextualização histórica e estrutural até as implicações éticas e jurídicas, passando por questões de comunicação, gestão de crises e estratégias de prevenção e intervenção.

Este livro propõe uma análise abrangente e profunda desses temas, fornecendo uma visão panorâmica das principais questões enfrentadas pelo sistema prisional. Desde a formação das primeiras instituições penitenciárias até as facções criminosas contemporâneas, cada capítulo aborda um aspecto fundamental, explorando suas raízes históricas, desafios atuais e perspectivas futuras.

Ao longo das páginas, os leitores serão conduzidos por uma jornada que os levará a compreender não apenas a dinâmica interna das prisões, mas também suas interações com a sociedade e o governo. Desde a valorização funcional dos agentes penitenciários até as questões de gênero nas penitenciárias, este livro oferece uma visão abrangente e multifacetada do sistema prisional brasileiro.

Por meio de análises detalhadas, estudos de caso e reflexões críticas, os leitores serão desafiados a questionar preconceitos, repensar abordagens tradicionais e buscar soluções inovadoras para os problemas persistentes do sistema prisional. Em última análise, o objetivo deste livro é contribuir para o debate informado e construtivo sobre como podemos construir um sistema prisional mais justo, humano e eficaz.

Edição 1 (2024)
Formato 16x23 (160x230)