Ergo Sum

Uma reflexão cartesiana sobre o consumismo.

Por Wendel Reche de Andrade

Ciências Humanas E Sociais, Educação, Filosofia

Esta página foi vista 2879 vezes desde 09/01/2014

Este trabalho foi uma pesquisa de conclusão de curso de filosofia tem por objetivo refletir sobre a questão em destaque na sociedade: globalização e o lugar do homem no mundo moderno. Baseado no pensamento cartesiano, este trabalho tem como objetivo principal levar à compreensão de todos a importância da reflexão na sociedade atual, uma vez que estamos sendo modelados segundo os interesses capitalistas e deixando de lado valores comuns para vivermos o individualismo. Além disso, este trabalho tem como preocupação evidenciar as conseqüências causadas pelo consumo desenfreado gerado pelos ideais de inclusão social que na verdade exclui aqueles que não possuem um poder de aquisição. Por fim, interessa ainda, resgatar os valores essenciais do ser humano, perdidos com o as idéias destorcidas de globalização e avanços tecnológicos que determinam a sensação de prazer do homem na busca pela felicidade nas coisas efêmeras da modernidade.

Edição 1 (2013)

Wendel Reche de Andrade

Formado em filosofia no Centro Universitário Assunção - UNIFAI desde 2009, dedica-se como professor no Estado de São Paulo, lecionando filosofia, história e sociologia para jovens.

Estuda o comportamento dos jovens contemporâneos e suas crises existenciais. Atua como mediador nas atividades da Escola Estadual Dr. Francisco Borges Vieira com o Grêmio Estudantil, proporcionando a democratização, a participação dos alunos e o dialogo entre corpo docente e discente da instituição.