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ESCATOLOGIA BÍBLICA
O FINAL DE TODAS AS COISAS
Categorias
Bíblias, Teologia, Não Ficção, Bíblia, Religião
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Sinopse

ESCATOLOGIA BÍBLICA

O Final de Todas as Coisas

“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração”. (1 Pedro 4.7)

CAPÍTULO – I

A Bíblia

A Palavra de Deus Revelada

“Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”. (Apocalipse 22.7b)

– Antigo Testamento – Preparação para a vinda do Salvador.

– Evangelhos – Manifestação do Salvador.

– Atos – Expansão da obra do Salvador.

– Epístolas – Explanação da obra do Salvador.

– Apocalipse – Consumação da obra do Salvador.

O Antigo Testamento é uma preparação para Cristo (Lucas 24.27). Os quatro Evangelhos apresentam sua vida e ministério, como segunda pessoa da Tri Unidade encarnada. O Livro de Atos registra a divulgação inicial do evangelho, as boas novas sobre Jesus. As Epístolas proporcionam interpretação e explicação de vida, ministério e morte. O livro de Apocalipse descreve a consumação dos propósitos de Deus em Cristo durante e muito além da história humana na terra.

A Bíblia relata a história da humanidade

Começando, logicamente, com a criação da terra e do primeiro ser humano, a história de nossa raça que surgiu a partir do primeiro casal humano continua nos primeiros onze capítulos de Gênesis. No duodécimo capítulo, começa a história de Abraão e da nação de quem ele é o predecessor. Essa nação, Israel, que, em sua maior parte, centra-se a narrativa bíblica posterior de (Gênesis 11 até Atos 2). Os gentios são mencionados, mas, apenas para formação de conexão com Israel. Torna-se cada vez mais claro que Israel ocupa a cena dessa forma somente porque a esta nação foi confiada ao cumprimento de grandes propósitos de dimensões mundiais.

A missão estabelecida para Israel foi...

1. Ser testemunha da unicidade de Deus em meio à idolatria universal. (Deuteronômio 6.4; Isaías 43.10)

2. Exemplificar para as nações a grande bênção de servir ao único Deus verdadeiro. (Deuteronômio 33.26-29; 1 Crônicas 17.20,21; Salmos 102.15)

3. Receber e preservar a revelação divina. (Romanos 3.1,2)

4. Dar à luz o Messias, o Salvador e Senhor da humanidade (Romanos 9.4,5). Os profetas predizem um futuro glorioso para Israel durante o reinado do Messias.

A história bíblica de Israel (Ontem, Hoje e amanhã) narra sete (7) períodos distintos.

1. Do chamamento de Abraão. (Gênesis 12) ao (Êxodo 1-20)

2. Do Êxodo até a morte de Josué. (Êxodo 21 – Josué 24)

3. Da morte de Josué até o estabelecimento da monarquia hebraica com Saul.

4. O período dos reis, de Saul até os cativeiros.

5. O período dos cativeiros.

6. Nação restaurada. (Fim do cativeiro babilônico, até destruição de Jerusalém, 70 d.C.)

7. A presente dispersão e posterior regresso à terra de Israel.

Os Evangelhos registram o surgimento do Messias prometido, Jesus Cristo, na história humana e dentro da nação hebraica, e relata a maravilhosa história de sua manifestação a Israel, a rejeição por parte desse povo, sua crucificação, morte e ascensão. Livro de Atos registra a descida do Espírito Santo e o começo de uma nova entidade na história humana, a Igreja.

A humanidade é agora dividida em três categorias: (1 Coríntios 10.32): (1) Judeus; (2) Gentios; (3) Igreja de Deus.

A Bíblia apresenta três classes de povos distintos: Há várias características destacáveis da Bíblia que são indispensáveis para o estudo do Judaísmo, Gentilismo; e a Igreja.

Os Três Períodos do Ministério de Jesus Cristo

Profeta (desde o Éden até a Cruz)

Sacerdote (desde a Ascensão até a Segunda Vinda)

Rei (durante o Milênio e em Épocas Sucessivas)

Os Três Principais “Séculos” do Tempo na Bíblia

Século Antediluviano ‘Passado’ (Criação ao Dilúvio)

Século Pós-Diluviano ou Presente (do Dilúvio à 2ª Vinda de Cristo em Glória)

Século Futuro (2ª Vinda de Cristo em glória, renovação da terra pelo fogo) “Século” ou "Era", período entre duas mudanças físicas, na superfície da terra.

O Tempo X Homem X Eternidade de Deus

Deus é eterno, sempre existiu. O homem é o único ser do universo que possui duas naturezas: a terrena e a celestial. Os anjos só possuem a natureza celestial, os animais somente a natureza terrena, porém o homem é a única criatura de Deus que possui as duas naturezas, por isso o homem é o centro da criação divina!

No princípio o homem foi criado para ser eterno (Gênesis 1.26-27), porém, devido ao pecado do primeiro homem, entrou a morte (separação) na raça humana (morte física para a natureza terrena ou corpo, e morte espiritual para a natureza celestial ou espiritual).

Portanto o tempo foi criado devido à queda do homem, e nossa mente humana não consegue compreender hoje o que é a eternidade. Em (Gênesis 1.1) vemos a trindade divina (Pai, Filho e Espírito Santo) na criação: "No princípio criou Deus os céus e a terra".

A Palavra “Deus” neste versículo é “ELOHIM” no original hebraico que indica a presença de mais de uma pessoa, devido à terminação (IM) que na língua hebraica indica plural (S) em português).

João fala da eternidade de Jesus Cristo em (João 1.1) “No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Ele é o “ALEF” e o “TAV”, ou seja, a primeira e a última letra do alfabeto hebraico, correspondente ao Alfa e Ômega do grego (Apocalipse 22.13). No hebraico se escreve da direita para a esquerda, ou seja, quando para o homem é o fim, para Deus é apenas o começo!

Características
Número de páginas 78
Edição 17 (2017)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
Pastor Geovaldo Barroso

Geovaldo Barroso, bacharel em segurança pública, pastor evangélico, casado com a pastora Moza Barroso, vice-presidente da CC Cristã Terra Nova, Bacharel em Teologia, Faculdade Teológica Alfa e Ômega (FATAL-BA), líder da Escola Bíblica Teológica a Distância (EBTAD). Eusébio-CE-Brasil.

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