ESCRITO DEPOIS

Por José Everaldo Ramalho

Globalização, Eleições, Democracia, Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 564 vezes desde 28/07/2021

ESCRITO DEPOIS é uma continuação do livro Por que Não Posso Ficar em Silêncio, aprofundando os temas sobre: o sistema eleitoral dos Estados Unidos; a questão racial norte-americana e brasileira; as consequências e os desdobramentos da expulsão dos judeus e dos muçulmanos da Espanha; a questão da Constituição brasileira e sua desassociação da participação popular; o cenário eleitoral da disputa entre Donald Trump e Joe Biden; o estado da arte capitalista no Ocidente e no Oriente e as repercussões da adoção da partidocracia no Brasil.

Edição 2 (2021)

José Everaldo Ramalho

José Everaldo Ramalho nasceu em Angicos-RN, acreditou no projeto do governo JK e veio acompanhar a construção de Brasília, a nova capital que incentivou a ocupação da região Centro-Oeste. Trabalhou e estudou no GDF e na UnB, em Brasília; na Inglaterra, na Universidade de Reading; nos Estados Unidos, na Universidade da Califórnia, Los Angeles; no RS, na FDRH, em Porto Alegre; no Ceará, em uma distribuidora comercial, em Fortaleza; na Alemanha, como técnico da assessoria internacional do Mec, em Bonn, Berlim, Köln e Sttutgart. É graduado em Pedagogia e Direito, e tem especializações nas áreas de desenvolvimento agroindustrial, comércio exterior, administração pública e em ciência política. Já analisou projetos de desenvolvimento regional, deu aulas, coordenou cursos e prestou consultoria técnica em desenvolvimento institucional para agências governamentais. A experiência acumulada permitiu-lhe publicar textos nos jornais Correio Brasiliense e Jornal de Brasília, além de artigos abordando questões de política nacional e internacional. Trabalhou também na Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, na Câmara dos Deputados. Atualmente é aposentado e estuda o idioma russo, tem o idioma inglês como sua segunda língua e lê nos idiomas francês, espanhol, italiano e alemão.