ESTADO, COALIZÕES E ESTRATÉGIAS SOCIAL-DEMOCRATAS DE DESENVOLVIMENTO NA SUÉCIA E NA NORUEGA

Por Felipe Maruf Quintas

Política Prática, Política Econômica, História Econômica, Economia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 920 vezes desde 20/10/2023

A história sociopolítica e político-econômica da Suécia e da Noruega pode ser entendida a partir das políticas e estratégias nacionais de desenvolvimento. Em ambos os países, o moderno Estado de bem-estar social de matiz social-democrata, do qual eles constituem o principal modelo internacional, não foi uma eventualidade casual e espontânea, mas a forma como a economia e a sociedade foram politicamente organizadas em suas trajetórias de desenvolvimento. As formas como se processou o desenvolvimento técnico-científico-industrial nesses países condicionaram fortemente o caráter social-democrata dos seus respectivos Estados de bem-estar social, os quais adotaram, desde o início, um viés favorável ao crescimento econômico e à diversificação produtiva, entendidos pelas organizações partidárias e sindicais dos trabalhadores como fatores positivos para a consolidação de políticas redistributivas dentro de um sistema econômico misto.

ISBN 978-65-266-1186-9
Edição 1 (2023)
Acabamento Brochura s/ orelha

Felipe Maruf Quintas

Felipe Maruf Quintas é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Administra o canal Brasil Independente no Youtube. Brasileiro por sorte e vocação, carioca de nascimento e fluminense por adoção. Torcedor do Fluminense Football Club.