Nesta dissertação busca-se situar os escritos de Louis Althusser nas condições históricas educacionais do surgimento das denominadas “Teorias da Reprodução”. Ao ultrapassar essa contextualização, visa-se ampliar a noção de Educação compreedendo-a como os processos de produção do conhecimento integrantes da Formação Humana. Neste percurso é importante localizar o discurso de Louis Althusser na tradição marxiana para concluir se o mesmo participa de uma postura epistêmica ou ontológica nos processos de produção do conhecimento. O objetivo deste escrito não é apenas comparar a interpretação althusseriana com os escritos de Karl Marx e do marxismo, retirando, assim, as consequências da fidelidade ou não do Filósofo Franco-Argelino junto aos escritos de Karl Marx. Os autores da tradição marxista estão presentes, porém impõem-se os escritos de Louis Althusser como fonte principal de um escrutínio crítico que visa relacionar o Estado, a Política e, principalmente, a compreensão da Educação. Apesar do objetivo principal deste trabalho não ser uma comparação entre Althusser e Marx, isto não retira a importância das fontes textuais do filósofo alemão e de seus leitores, que serão tratadas como forma balizadora dos escritos de Louis Althusser. Este texto não tem o intuito de esgotar as questões suscitadas pela leitura de Louis Althusser referente aos aspectos educacionais, mas ampliar a recepção dos escritos deste filósofo no Brasil.
Número de páginas | 448 |
Edição | 2 (2011) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
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