“EU VOU PRA ARQUIBANCADA PRA SENTIR MAIS EMOÇÃO!”

Uma análise dos setores populares dos estádios de Recife (Pernambuco/ Brasil)

Por José Augusto da Silva

Ciências Humanas E Sociais, Entretenimento, Esportes E Lazer, Antropologia, Esportes De Campo, Futebol

Esta página foi vista 658 vezes desde 01/09/2020
Coloração
Acabamento

O presente trabalho visou compreender a atual configuração de torcida dentro dos setores populares dos estádios (conhecido comumente pelo nome de Geral) dos três times da capital pernambucana: Clube Náutico Capibaribe, Santa Cruz Futebol Clube e Sport Club do Recife, através das formações estéticas e performáticas de suas torcidas. Dito de outra forma, o trabalho em tela buscou compreender as atuais configurações de torcida nas Gerais a partir da análise do ritual desses torcedores nos contextos das partidas, diante dos desempenhos, fachadas, bastidores, trabalho em equipe e dos cenários construídos pelo grupo. Com o fim de alcançar o objetivo proposto, colocou-se como veículo principal de observação e análise as produções culturais voltadas às musicalidades. Entendendo sua importância para as performances das equipes, bem como para a produção da efervescência coletiva, os cânticos foram colocados não como um artifício secundário, como geralmente são postos nas pesquisas, mas como instrumento imprescindível para estudo desses grupos e das problemáticas que surgem a partir desse esporte, pois através destes foi possível analisar um fenômeno observado em pesquisa e que será chamado neste trabalho de processo de higienização dos estádios.

ISBN 978-62-025-6104-4
Edição 1 (2020)