Filosofia e Filosofia da educação

Conceituação, origem histórica no Brasil e sua contribuição como disciplina curricular e formação acadêmica

Por José Ronaldo

Filosofia / Religião, Ética E Filosofia Moral, Ciências Humanas E Sociais, Filosofia, Educação

Esta página foi vista 925 vezes desde 13/09/2021

Esta obra tem como fio condutor a Filosofia e seu campo relacionado a Educação, como disciplinas de grande relevância na construção do ensino-aprendizagem. É exposta a História da Filosofia desde sua chegada ao Brasil, ainda em seu período colonial, que trouxe consigo uma pedagogia tradicional. Se observou o apreço em ensinar a Filosofia devido à globalização tal como a cosmovisão predominante dos assuntos no presente século que nos levam a pensar, refletir, e criticar sabiamente, para que aconteça-se a construção na formação do ser humano. Sintetiza-se sobre a importância da Filosofia na vida acadêmica e na formação dos docentes e discentes, sobre o exercício de filosofar. O presente trabalho segue reflexões qualitativas com perspectivas epistemológicas embasada em meu fazer filosófico e referendada em diferentes autores.

Edição 2 (2021)

José Ronaldo

Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - (Faveni). Especialização em Direitos humanos e em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá – (Unicesumar). Especialização em Ciência da Religião pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – (Facel). Licenciatura em Geografia, em Letras/Inglês pelo Centro Universitário de Maringá – (Unicesumar). Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos – (Unimes). Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Jales – (Unijales). Bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário de Maringá – (Unicesumar). Atuo como professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de Minas Gerais. Leciono palestras nas áreas de Teologia, História, Docência e orientação de Metodologia Científica e Escritor.