Ginásio “Padre Manoel Olímpio”.

História do Colégio e do Padre que homenageia a cidade Dom Basílio.

Por José Reinaldo Pereira dos Santos

Ciências Humanas E Sociais, Histórico, Educação, Biografia

Esta página foi vista 461 vezes desde 11/08/2023

Esta obra faz uma contextualização histórica das origens da educação no Alto Sertão Baiano em fins do século XIX e início do século XX para compreender o contexto que levou a fundação do ginásio Padre Manoel Olímpio em Dom Basílio. Para isso, apresenta uma pesquisa detalhada sobre quem foram os primeiros professores e as primeiras escolas que surgiram no município, além de destacar a vida e a obra do Pe. Manoel Olímpio Pereira, cidadão ilustre deste município que se tornou pároco de Vitória da Conquista entre os anos de 1905-1918 e depois o 4º bispo da diocese de Manaus entre 1926-1941, aquele que o nome da escola homenageia. Assim feito, a obra segue analisando os documentos de fundação da escola a partir de 1962 (Cooperativa de Educação de Dom Basílio), seguida da criação do Ginásio Cenecista em 1969, da criação do Colégio em 1978 e de sua transferência à Rede Municipal de Ensino a partir de 1996. Por fim, serão analisados quem foram os diretores, professores e alunos que passaram por esta instituição ao longo de sua história, de modo que conclui destacando as atividades pedagógicos e culturais que foram desenvolvidas ao longo do tempo, como exemplos as festas de formatura e desfiles cívicos. Sem sombra de dúvidas, será um convite maravilhoso para que possa entender um pouco da história da educação nesta região.

Edição 1 (2023)

José Reinaldo Pereira dos Santos

PROFESSOR JOSÉ REINALDO SANTOS

Graduado em História pela UESB, com especializações em Psicopedagogia pela AVM-Faculdade Integrada, e em Gestão Escolar pela FRFCL-Candeias. Atua como professor no Centro Ed. "Padre Manoel Olímpio", pela Rede Municipal, e no Colégio Estadual "Manoel Francisco de Caires", pela Rede Estadual, com experiências em gestão escolar pela Secretaria de Educação da Bahia e em formação Ead pelo Programa de Formação Continuada pela Escola (MEC/FNDE).