Guia dos Apodícticos III

Desenvolva seu pensamento crítico e raciocínio lógico

Por Hindemburg Melão Jr.

Ética E Filosofia Moral, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência

Esta página foi vista 594 vezes desde 20/10/2023
Coloração

A proposta inicial do Guia dos apodícticos era de que fosse um livro de divulgação científica com ênfase no desenvolvimento intelectual dos leitores, incentivando a análise crítica, profunda e original, mas nos volumes 2 e 3 estamos indo além, apresentando também uma série de inovações em diferentes campos do conhecimento, e pretendemos prosseguir nessa linha.

Nos volumes 1 e 2 fizemos uma introdução despretensiosa a temas científicos, matemáticos e filosóficos, suficientes apenas para que fossem os melhores livros de divulgação científica, com apenas dois aprimoramentos aos trabalhos de dois ganhadores do Nobel e outras inovações menores.

Nesse 3o volume, encorajado pela Tamara, pelo João Antonio e pelo Renato Amoedo, decidi publicar alguns conteúdos inéditos que podem ter um impacto considerável sobre os fundamentos da Matemática e da Lógica, com inovações que podem conduzir a uma revisão na maneira como se interpreta os Teoremas da Incompletude e o Axioma da Escolha de Zermelo-Fraenkel (ZFC).

Toda a Matemática e toda a Lógica são construídas em cima dos conceitos de “noções primitivas”, diretamente ligadas ao ZFC, e os limites de até onde a Matemática pode chegar são estabelecidos pelos Teoremas da Incompletude. São as bases canônicas sobre as quais se constroem e se apoiam a Matemática e a Lógica, por isso qualquer proposta de modificar essas bases, ainda que seja para aprimorá-las, pode ser visto como “herético”, pode atrair críticas e até mesmo ofensas gratuitas, mas também pode expandir os horizontes do Conhecimento.

Num dos tópicos, tentei (e espero ter conseguido) alargar os limites que eram estabelecidos pelos Teoremas da Incompletude e melhorar a compreensão que se tinha sobre a essência da Lógica e da Matemática, com uma abordagem que permite penetrar mais fundo na selva das contradições, sob uma perspectiva diferente das lógicas paraconsistentes e das lógicas clássicas, indo mais longe e explorando terrenos nos quais ninguém havia pisado antes. Trata-se de um empreendimento arrojado, um primeiro passo que pode levar a uma longa jornada capaz de revolucionar a maneira como são posicionados os tijolos utilizados na edificação da Matemática e da Lógica, impactando sobre os limites do Conhecimento.

O volume 3 também traz 4 inovações importantes que aprimoram a Lei de Newcomb—Benford, tornando-a 800% mais eficaz na detecção de fraudes (mais sensível, mais acurada, mais fidedigna), revitalizando essa importante ferramenta. Traz também um novo procedimento a ser adotado em pesquisa médica, que reduz os números de falsos positivos, falsos negativos e evita outros erros habituais, melhorando a compreensão dos resultados das pesquisas e proporcionando mais segurança, mais saúde e qualidade de vida a todas as pessoas. Traz ainda uma correção para um erro generalizado que se observa em todos os livros de Probabilidade e Estatística, sobre Análise Combinatória, traz questões sobre Ética, Física, Matemática, Astronomia, Filosofia da Ciência, Estatística, Modelagem Matemática, História da Ciência, Psicometria, Ciência Cognitiva e muito mais...

Enquanto campeões olímpicos de Matemática e Física, brilhantes acadêmicos e proeminentes intelectuais tem elogiado com entusiasmo nossos livros, os indivíduos mais medíocres do meio acadêmico têm se posicionado com indiferença, assim como as mídias marrons e os que se dizem “divulgadores da ciência”, que não passam de estelionatários intelectuais. Apesar do quadro sombrio produzido pela corrupção generalizada dessa corja, que além de não valorizarem as benfeitorias para a Ciência, para a Educação, para a Cultura, para o Conhecimento em geral e para o Bem comum, ainda promovem boicotes covardes, apesar disso e de outras injustiças e perseguições, é muito reconfortante saber que as pessoas mais honestas, mais esclarecidas e perspicazes estão desfrutando nossos conteúdos e se beneficiando com nossas contribuições.

Edição 1 (2023)

Hindemburg Melão Jr.

Possuidor de um dos QIs mais elevados do mundo, Hindemburg veio de uma família humilde, seu pai já trabalhou como engraxate, ajudante em fábrica de vidro e ajudante de mecânico, Hindemburg morou durante 11 anos em favela, mas hoje é detentor de um recorde mundial de Xadrez às cegas registrado no Guinness Book 1998, foi convidado para ser o representante da América Latina no "Intercontinental High-IQ Forum 2022", foi indicado em 2005 como a pessoa com QI mais elevado do Brasil para reportagem da rede Globo no programa "Fantástico", é membro honorário em algumas das principais sociedades de alto QI em vários países em 6 continentes, resolveu problemas científicos e matemáticos que estavam em aberto há séculos, já aprimorou os trabalhos de 5 ganhadores do prêmio Nobel (William Sharpe, Franco Modigliani, Harry Markowitz, Clive Granger e Myron Scholes) e escreveu tratados profundamente inovadores sobre Ciência, Filosofia, Psicologia, Educação, Teologia e muitos outros temas.

Resumo biográfico com links para entrevistas, reportagens, prêmios, vídeos etc.:

https://www.sigmasociety.net/hm (pt/br)

https://www.saturnov.org/autor (eng)