Heliônia Ceres e o despertar do conto alagoano

2ª Lugar do Concurso Nacional de Ensaios-2010

Por Fábio dos Santos

Não Ficção, Linguística, Literatura Nacional, Crítica Literária, Semiótica E Teoria

Esta página foi vista 6159 vezes desde 11/04/2013
Coloração
Acabamento

O presente ensaio tem como principal objetivo despertar no(a) leitor(a) a importância literária dos contos de Heliônia Ceres, que figura no cenário alagoano como uma das principais contistas. Buscamos não cometer o exagero teórico que só reproduz em quem ler o sacrifício do tentar compreender. A linguagem é escrita de forma legível e acessível, dosada de simplicidade sem ser piegas. Evitamos o hermetismo linguístico, no intuito de não desenvolver no(a) leitor(a) a prolixidade exacerbada dos sentidos e dos significados. Pois, os contos ceresianos, como iremos chamá-los quando for preciso durante o discorrer deste ensaio, são coisas de Alagoas, do Brasil, e não do outro mundo. Nada de ocultismo. Nem obscurantismo.

Edição 1 (2020)
Acabamento Brochura

Fábio dos Santos

Fabio dos Santos, autor brasileiro com vários prêmios literários conquistados. Nesta comunidade literária publica também sob o pseudônimo de Liev Meridian. Licenciado em Letras pela UFAL, pós-graduando em Educação Infantil. Lecionou por 5 anos na rede pública, concursado, e é atualmente servidor público municipal de Maceió. Poeta, romancista, contista, letrista e músico autodidata, sofreu influência de Manoel de Barros, Graciliano Ramos, James Joyce, Kafka, Llosa, entre outros. Atualmente é mestrando em Sociologia pela UFAL.

Fabio Poetta: fabiopoetta.blogspot.com