Identidade, regionalismo e indústria cultural: ensaios de sociologia da cultura popular nordestina

Por Raphael de Souza Cruz; Diego Breno Leal Vilela

Política Cultural, Antropologia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 333 vezes desde 11/11/2022

Os textos que se seguem foram escritos pelo autor no início de seu percurso na vida acadêmica, entre 2006 e 2008, no curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. O último deles, À Margem do Espetáculo: Interculturalidade, Hibridações e Tribos Urbanas no Maior São João do Mundo, foi um trabalho de pesquisa, nunca antes publicado, desenvolvido em conjunto com o atual Dr. em Antropologia pela UFRN Diego Breno Leal Vilela.

São, antes de mais nada, para usar a fraseologia de C. Wright Mills, exercícios de imaginação sociológica, curtos ensaios que se debruçam sobre temas caros ao Nordeste e à dinâmica cultural da região no qual estão inscritos. Possuem em comum, desta forma, a discussão sobre as transformações do conceito de cultura popular frente à globalização e a consequente ressignificação de alguns aspectos desta cultura, a exemplo da música, da poesia cordelista e da festa popular. Nesse percurso, operam com conceitos importantes para a sociologia, como identidade, Indústria Cultural, pertencimento, neotribalismo e a própria noção de arte, aqui articulada segundo sua lógica social específica.

Com este livro, esperamos poder contribuir para os estudos na área, bem como estimular jovens pesquisadores a desenvolver aquilo que há de mais vivo e dinâmico nas Ciências Sociais: sua associação com dilemas, questões e fenômenos culturais concretos, atuais e pulsantes.

Edição 1 (2020)