Immanuel Kant e o Apóstolo Paulo são Cientistas da Religião.

"Uma Critica da Religião Pura" "Uma Critica da Religião Prática"

Por Elias do Amaral Viana - Teólogo da Linguagem.

Ciências da Religião, Filosofia, Vida Cristã, Bem & Mal, Ética E Filosofia Moral, Filosofia / Religião

Esta página foi vista 1371 vezes desde 26/06/2020

Uma Critica da Religião Pura.

PARA

Uma Critica da Religião Pratica.

REINO DOS FINS...

Immanuel Kant e o Apóstolo Paulo são Cientistas da Religião.

Georg Picht, em sua tese: “Em Immanuel Kant a razão é essencialmente religiosa”.

Vorlesungen und Schriften. Kants Religionsphilosophie. Einf. v. Enno Rudolph, 1998, Stuttgart, Klett, 19983.

“Para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros” (Crítica da Razão Pura) e irrepreensíveis (Crítica da Razão Prática) até o dia de Cristo, Filipenses 1:10. (reino dos fins).

Immanuel Kant: Bem que o mestre sábio (Jesus), ao afirmar que tudo o que vai além do "Sim, sim, não, não" como asseveração da verdade é do mal, teve diante dos olhos as más consequências que os juramentos arrastam consigo, a saber, que a maior importância a eles atribuída quase torna lícita a mentira comum.

Trilharei este Caminho:

1 – Qual o fenômeno? O fato? O problema empírico?

Immanuel Kant fez Teologia em sua Filosofia?

Espero provar que Immanuel Kant fez teologia disfarçada de filosofia, como foi denunciado por Nietzsche e Arthur Schopenhauer.

2 – Qual o instrumento teórico conduzirá meu problema empírico?

Usarei como instrumento o livro de Immanuel Kant “A Religião nos limites da simples Razão” e as Cartas, Epistolas, escritas pelo Apóstolo Paulo.

“Immanuel Kant, mesmo encantado com o empirista David Hume, não se tornou um Ateu. Kant via Jesus Cristo como o Arquétipo para humanidade”.

3 – Para que serve o que estou escrevendo? Como irão utilizar o que estou escrevendo?

O que eu estou escrevendo servirá para provar o que disse Mircea Eliades: “A religião é a parte Estruturante de toda cultura e não um fenômeno cultural”. Os princípios kantianos são todos religiosos em seu inconsciente. “Se tem um Dever, tem alguém mandando, Deus está escondido na filosofia de Kant”.

O que eu estou propondo será utilizado como Uma nova Leitura dos escritos kantianos.

4 - Aonde quero chegar? Resultado esperado?

Que alunos de teologia possam pensar em: Uma Crítica da Religião Pura para Uma Crítica da Religião Prática.

Edição 1 (2020)

Elias do Amaral Viana - Teólogo da Linguagem.

Já sou Autor independente, tenho livros lançado em Português, Inglês pelo Clube dos Autores e livros lançados em Português, Inglês e Chinês na Amazon. Tenho PDF lançados pela Hotmart.

Sou Pastor Batista, Mestre em Divindade e Pós em Ciência da Religião. 42 anos, casado com a Pedagoga Gisele Almeida da Silva Viana. Pai de dois filhos: João Gabriel Almeida da Silva Viana e Davi Almeida da Silva Viana.

Meu primeiro livro foi Alberto Ribeiro Lamego "Gente da Gente"

Hoje, 14/06/2020, já tenho alguns livros publicados.