Inclusão e Exclusão

Por Adailson Moreira; Icléia Caires Moreira; José Eduardo Lanuti

Educação de Filhos, Educação

Esta página foi vista 1006 vezes desde 08/10/2021

O livro Inclusão & Exclusão: Debates Transdisciplinares decorre da mobilização acadêmica de três pesquisadores de áreas distintas, a saber: Direito, Letras e Pedagogia, cujo intento baseou-se na promoção de diálogos transdisciplinares sobre os processos de inclusão, de exclusão e de in-exclusão que perpassam as relações dos sujeitos em sociedade, sobretudo, nos liames da educação.

Transdisciplinarizar é romper com os limites disciplinares, compreendendo o conhecimento a partir da sua pluralidade, de modo que os objetos de pesquisa possam ser problematizados por meio de inúmeros pontos de vista, perspectivas que, por vezes, podem não beber da mesma fonte, mas que demonstram a multiplicidade de formas e bases teórico-metodológicas em que as questões educacionais podem ser ponderadas. Essa forma de debater e produzir ciência busca desconstruir as assimetrias que, por muito tempo, dividiram o fazer científico em trincheiras. Pesquisar não é uma disputa, mas uma comunhão em que pessoas dedicam suas vidas pela melhora das condições de existência de outras.

Ao tecermos os fios desta trama de conhecimentos, aqui reunidos, com o apoio dos nossos colaboradores e as contribuições de suas respectivas pesquisas, almejamos demonstrar quão múltipla e rica pode ser a reflexão das questões relacionadas ao estabelecimento da igualdade e da equidade. Ao expor as investigações que, gentilmente, nos foram confiadas, fazemos jus ao que apontou Leonardo Boff e chegamos ao consenso de que “Todo ponto de vista é a vista de um ponto...” e cada sujeito “... interpreta a partir de onde os pés pisam” (1997, p. 9). Isso significa dizer que todas as formas de aprofundamento, cada qual de sua área de atuação, podem ajudar na desconstrução do preconceito, das formas de invisibilidade pelas quais passam os sujeitos pertencentes às ditas minorias sociais.

Sob esta égide apresentamos um panorama das produções reunidas nesta empreitada acadêmica, organizada de forma que você leitor possa ter acesso a informações amparadas no saber-fazer científico e possa, conosco, refletir, bem como ampliar seu horizonte de expetativas sobre a temática eleita.

Edição 1 (2021)

Adailson Moreira; Icléia Caires Moreira; José Eduardo Lanuti

Somos uma editora acadêmica especializada em livros de ciências sociais aplicadas e ciências humanas. Atuamos no mercado desde 2017. com atendimento personalizado para autores

Editora Meraki: www.editorameraki.com