INRI CRISTO

Louco, Farsante ou Messias?

Por HENRI COSI

Filosofia / Religião, Filosofia, Psicologia, Avaliação, Teste E Medição, Psicopatologia, Religião

Esta página foi vista 2060 vezes desde 15/08/2020
Coloração

Inri Cristo é uma personalidade polêmica dos dias atuais, que desde 1979 afirma ser a reencarnação de Jesus Cristo.

"INRI" significa Jesus Nazareno Reis dos Judeus. O conteúdo deste livro não é uma doutrina religiosa, com dogmas e ensinamentos para converter pessoas numa nova religião ou nova igreja. De fato Inri fundou sua igreja em 1982, quando invadiu a catedral da Sé, em Belém, subiu no altar, arrancou o boneco da cruz e o quebrou no chão, afirmando que ele reencarnou e está de volta na terra. Sua nova igreja, chamada SOUST (Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade), contém poucos discípulos e discípulas, pouquíssimos seguidores pelo mundo, e não tem ornamentação como as igrejas católicas. Lá ele não tenta converter novos fiéis e não exige dízimos, como padres e pastores. Mesmo ele tendo fundado uma nova igreja, este livro apresenta apenas sua história, de forma imparcial.

As discussões internas do livro referem-se a reflexões a respeito da verdadeira natureza de Inri Cristo. A final, como psicólogo perito, fiz uma avaliação psicológica completa nele, durante cerca de um ano. Meu psicodiagnóstico incluiu a aplicação do teste de personalidade Rorschach (mais conhecido como teste das manchas de tinta). O livro é dividido em cinco partes.

Na primeira há o prólogo com fotos, a introdução com fotos, onde explico tudo sobre o livro e sobre o que fiz com Inri. Também há dois capítulos onde exponho certas reflexões sociais na área da psicologia e da bíblia, quando questiono se Jesus Cristo por acaso existiu ou é um mito.

Na segunda falo sobre a questão messiânica, em que exponho de maneira racional, até para os ateus, sobre o Divino, o Cosmos, Universo, Infinito, deuses humanos, a natureza humana pelo ponto de vista metafísico, e por fim apresento meu conceito sobre o que seria o “Messias”. No fim dessa parte deixo exposta uma entrevista minha, em que fiz 38 perguntas principais a Inri Cristo, e ele deu suas respectivas respostas. O interessante para um eventual leitor evangélico, ou mesmo um católico cristão, é que Inri cita em suas respostas diversas passagens da bíblia (dos evangelhos), ou seja, os capítulos e versículos completos. Entre as perguntas há sobre o Código Davinci (ou Da Vinci), de Dan Brown, sobre Maria Madalena, a virgem Maria, o fim do mundo (que ele diz que será com uma hecatombe nuclear), o aborto, a nova Jerusalém do apocalipse etc.

Na terceira parte, que é sobre o título “Farsante” (e seus diversos sinônimos, como charlatão, falso, mentiroso, embusteiro, enganador etc.), primeiramente exponho, de forma ilustrada, os pontos principais e mais relevantes da história de vida de Inri Cristo, inclusive quando ele foi preso em Belém, após a invasão na igreja. Também mostro, com fotos, o dia que ele invadiu o Vaticano e entrou na Basílica de São Pedro, proferindo sermões como o fez em Belém. Em seguida faço um compilado explicativo sobre a Mentira e a natureza do Mentiroso. Por fim apresento ao leitor o resultado de minha análise não-verbal, da avaliação verbal e da anamnese sobre Inri Cristo, mostrando se ele é de fato um farsante ou não.

Na quarta parte, que é sobre o título “Louco” (e seus diversos sinônimos, como maluco, alucinado, doido, insano, doente mental, esquizofrênico, psicótico etc.), faço uma introdução sucinta sobre a psicopatologia e o transtorno mental (transtorno psicológico), de forma compreensível para os leigos. Em seguida apresento o meu laudo clínico completo sobre Inri Cristo. Logo depois exponho o resultado do teste de Rorschach, onde é possível verificar se Inri sofre ou não de alguma alucinação, delírio, mania de grandeza, psicose (ou esquizofrenia), entre outros fatores cruciais da personalidade.

Na quinta e última parte começo com a conclusão, onde resumo todo o trajeto do livro até ali e apresento meu diagnóstico psicológico, respondendo à pergunta do título do livro. No fim deixo um apêndice para os interessados em saber os critérios mais detalhados sobre como avaliar a normalidade e a insanidade, além de deixar o resultado bruto das respostas dele para cada prancha do Rorschach.

ISBN 978-85-835-6017-3
Edição 5 (2020)
Tipo de papel Couche 90g

HENRI COSI

É psicólogo pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília (Uni-Ceub), com especialização em Psicodiagnóstico de Rorschach, em 2003.

CRP: 10.250 (DF).

Ocupa cargo efetivo na Secretaria de Educação do Distrito Federal, atuando diretamente no psicodiagnóstico de alunos do ensino fundamental.

Cursou Física na Universidade de Brasília (UnB) em 1998.

É membro da Associação Mensa (nº 1948).