Investimentos Sustentáveis: um breve panorama dos fundos ESG no Brasil

Por Joaquim Carlos Lourenço

Finanças Corporativas, Conservação Ambiental e Proteção, Condições Econômicas, Natureza, Economia

Esta página foi vista 427 vezes desde 21/06/2022

Os investimentos sustentáveis em inglês são caracterizados pela da sigla – ESG (Environmental, Social & Governance). Apesar da sua recente ascensão, o crescimento e popularidade desse tipo de investimento tende a ganhar mais espaço na agenda de grandes players internacionais e nacionais que atuam no mercado de capitais no Brasil.

Ainda nessa década é provável que muitas empresas adotem os conceitos das políticas ambientais, sociais, trabalhistas e financeiras que balizam a metodologia do ESG. A maioria das grandes empresas de todo planeta já têm ações nesse sentido, ou estão em fase de discussão, modelagem e/ou implantação. As empresas dos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e da União Europeia estão mais adiantadas na adoção e adequação de suas estruturas.

O Brasil já possui legislações que orientam sobre as questões ESG no âmbito das empresas e mercado de capitais. Porém, vale lembrar que, ainda há um longo caminho para tornar os investimentos ESG habituais no país. Mas, o lançamento recente de dois grandes fundos pode estimular o mercado nacional.

Esse livro foi desenvolvido no intuito de verificar, apresentar e discutir o panorama dos investimentos sustentáveis no Brasil baseados em fundos que adotam os padrões ESG. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental na literatura disponível, para esclarecer conceitos correlatos desse tema e chegar-se aos resultados esperados. Conforme é mostrado e discutido nos resultados alcançados, os fundos de investimento sustentável ainda estão em fase de desenvolvimento no Brasil, principalmente os que têm os padrões ESG.

Não obstante, as perspectivas são muito boas para esse setor, uma vez que cresce a cada dia a preocupação, não só com as questões ambientais, mas com todo os aspectos da sociedade que as empresas impactam.

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Polen

Joaquim Carlos Lourenço

Joaquim Carlos Lourenço é Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Possui especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atuou como professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST) nos cursos de graduação em Administração e Sistema de Informação. Lecionou no curso de graduação em Administração Pública da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Administração, Sistema de Informação e Ciências Ambientais. Autor de diversos capítulos de livros. Tem artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, como também em periódicos nacionais e internacionais. É revisor de periódicos científicos nacionais. Atualmente, atua como escritor independente e infoprodutor.