Lá não existem Flores

Biografia, Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 1441 vezes desde 10/04/2013
Acabamento

Lá não existem Flores! narra a história de um imigrante alemão, engenheiro e químico industrial, membro da família Kummer, que veio ao nordeste brasileiro no final do século XIX como fiscalizador e supervisor das primeiras vias férreas da região.

Em Pernambuco juntamente de seus sócios, o Líder Industrial brasileiro Carlos Alberto de Menezes e o Engenheiro francês Pierre Collier, fundaram em janeiro de 1891, a Companhia Industrial Pernambucana, uma fábrica têxtil de grande capacidade produtiva no antigo engenho Camaragibe no munícipio de São Lourenço da Mata. Unidos, desenvolveram a pioneira “Corporação Operária de Camaragibe” e a primeira vila operária da Ámerica Latina.

Para se ter uma idéia do trabalho do autor, o leitor atravessará à origem Bávara e Pernambucana da família Kummer, resgatando os ensinamentos, genealogia, genética e sociologia dos primórdios camponeses, artesãos, príncipes e cidadãos. O autor apresenta-nos ainda os fortes filhos das terras áridas das comunidades brasileiras de Camaragibe, São Lourenço da Mata, Recife em Pernambuco, Maceió em Alagoas, somados as experiências herdadas dos antepassados do Rio Danúbio na Alemanha, até as histórias de seus descendentes que viveram à margem do Rio São Francisco na cidade interiorana de Porto Real do Colégio em Alagoas.

O livro prende a atenção com seus conterrâneos do século XVI até o final do século XX, cumprindo sua missão como pano de fundo dos muitos imigrantes alemães que escolheram o Brasil para morar.

Kummer também escreve uma detalhada investigação da origem do seu sobrenome, sem esquecer dos genéticos-primos presentes também no sul do país. Quebra tabus ao incluir um estudo genético das origens da família Kummer, esclarecendo as muitas questões de ordem moral e controversa de sua própria história familiar, baseando-se no trabalho de genealogia-psicológica desenvolvida pelo terapeuta e cineasta chileno Alejandro Jodorowsky. Indo além, medita, capaz de fornecer um novo entendimento e luz na vida de cada indivíduo.

Também é retratado o relacionamento entre a família pernambucana Campêlo e os Guimarães da Paraíba, quando um dia um membro desta, Francelina, casou-se com seu genitor alemão, Friedrich, conhecido no Brasil como Frederico. O casal gerou uma única criança, póstuma* chamada “Frederico”, este doou quase metade de sua vida como médico popular cuidando sozinho de pessoas pobres no interior do estado de Alagoas.

De todo estes hoje encontramos uma centena de outras famílias em todo Brasil. Lá não existem Flores! Busca hereditária de Frederico Otto Kummer é um livro que propõe não apenas investigar a família Kummer, mas todos àqueles que aspiram um enriquecimento cultural, pessoal e espiritual.

*Póstumus (Latim): Nascido após a morte do pai.

Edição 1 (2012)
Acabamento Brochura

Felipe Kummer

Felipe Kummer nasceu em Maceió, no Brasil, em 1984. É livre-pensador, autor investigativo e artista audiovisual. Radicado em Zurique, Suíça, dedica o tempo livre à escrita e investigação no ramo da psicologia humana. Ainda como cineasta freelancer, promove o uso do design visual, psicologia, pantomina e diálogo de sentimentos como uma linguagem ativa dentro de uma ação exposta.