Literatura e Pensamento Científico

Discussões sobre ciência, política e violência nas obras literárias

Por Gabriel J. Chittó Gauer, Ruth M. Chittó Gauer (Coord.) Leandro Ayres França (Org.)

Filosofia, Literatura Estrangeira, Literatura Nacional, Letras

Esta página foi vista 3517 vezes desde 12/02/2015

Para além de seu enredo, a literatura expressa, com frequência, as ideias de seu tempo. Um exemplo é Frankenstein de Mary Shelley, no qual o temor existente no início do século XIX sobre as criações da ciência assume um papel central. Outro caso emblemático é o receio, na primeira metade do século XX, de George Orwell quanto ao controle e à vigilância expresso no livro 1984. No entanto, nem sempre a literatura é tomada como forma de conhecimento, reflexão ou crítica da história da humanidade. O desafio contido em Literatura e Pensamento Científico, dominado com maestria nos 12 artigos publicados, foi justamente trazer à tona esses aspectos da literatura.

Fica, então, o convite ao leitor para explorar escritores, obras ou escolas literárias com um novo olhar. Aos exemplos citados, somam-se as reflexões de Dostoiévski sobre o niilismo e o liberalismo, a denúncia de Machado de Assis quanto ao higienismo e ao alienismo, a Laranja Mecânica e o estado policial, o testemunho do cárcere de Graciliano Ramos, o desvio beat de Jack Kerouac, a fantasia científica de Philip K. Dick, os questionamentos sobre o corpo e a mente e tantos outros.

ISBN 978-85-67644-09-7
Edição 1 (2015)

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1994), Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) na linha de Agricultura Familiar e Sustentabilidade e, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2010) na linha de Ruralidades e Meio Ambiente. Atua na área de educação de Jovens e adultos desde 1999 como docente em cursos de Educação do Campo, Agroecologia e atividades de Educação popular junto a Movimentos Sociais do Campo. Pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social de Povos e Comunidades Tradicionais. Membro do Grupo de Pesquisa Identidades Coletivas, Conflitos Territoriais e Educação Emancipatória no Sul do Brasil. Educador no IFPR desde 2010. Cursos em atuação: Ciências Sociais nas disciplinas de Sociologia Brasileira, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos (Laboratório de Ensino de Sociologia). Coordenador de cursos EJA-FIC para o Ensino Fundamental e Médio no Campus Paranaguá nas Área de Direitos Humanos e Direitos Étnicos e Coletivos.