METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A SOCIEDADE CIVIL

Respostas práticas para perguntas importantes

Por Fabricio Calvete Campos

Trabalho Social, Serviços Humanos, Educação, Ciências Humanas E Sociais, Ciência

Esta página foi vista 1154 vezes desde 10/01/2023

A metodologia científica é a espinha dorsal de qualquer pesquisa em ciências sociais que visa produzir conhecimento ou aspira observar e compreender comportamentos, bem como mudanças sociais e políticas. Os estudos científicos também desempenham um papel fundamental no planejamento governamental e na organização das instituições e podem ser uma importante fonte de informação para o trabalho de partidos políticos, organizações não governamentais, sindicatos e sociedade civil em geral.

Portanto, é importante adotar uma metodologia científica em qualquer pesquisa voltada para a compreensão da sociedade e o desenvolvimento de políticas, programas ou projetos para gerar um desenvolvimento positivo ou mudança nas sociedades. Este guia visa ajudar os ativistas da esfera pública a realizar estudos científicos que os ajudem a definir prioridades, planejar seus projetos e propor possíveis soluções e alternativas.

ISBN 978-65-266-0301-7
Edição 1 (2023)

Fabricio Calvete Campos

Eu tenho que ser honesto! Amo escrever, adoro analisar, percorre como um fio condutor a vida e os estudos dirigidos a educação.

Meu nome é Fabricio Calvete Campos, nasci em Rio Grande - RS em 1972. Só recentemente resolvi pegar uma coletânea de rascunhos e publicar: romances, estudos, poesias e qualquer coisa que me faça feliz. O quanto estou feliz com meu sucesso pessoal tardio é demonstrado por esta mini biografia. Me tornei uma criança de 50 anos, tenho uma visão otimista da vida, e meu contentamento e alegria de viver são completamente incompreensíveis para a grande maioria das pessoas e muitas vezes chocoso para uma pequena parte.

O mal-estar fundamental, a inquietação e a incapacidade de contato com a realidade caracterizam algumas de minhas futuras obras e minha preocupação principal é uma enorme vontade de escrever: “Não há salvação fora da do estudo e da literatura”.

Professor Calvete: www.professorcalvete.com.br