Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO
Esse usuário não possui página biográfica.

Metodologias Ativas na Educação On-line:

uma análise a partir das Coreografias Didáticas na Educação Superior

Por Neferson Barbosa da Silva Ramos

Código do livro: 456209

Categorias

Pesquisa & Metodologia, Cibernéticos, Antropologia, Psicologia, Informática, Ciências Humanas E Sociais

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 965 vezes desde 10/06/2022
Versão
impressa
R$ 74,63
Coloração
Valor total:
R$ 74,63
Versão
ebook
R$ 43,65
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 74,63

Este livro pode estar à venda na:

Este ebook também pode estar à venda na:
Este livro também está à venda em:
Espana
Portugal

Sinopse

No cenário atual em que vivemos, os contextos sociais, políticos e educacionais estão sendo potencializados com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação e de novos métodos inovadores para a sala de aula, seja ela presencial ou on-line. Visivelmente a educação, requer novas metodologias e métodos ativos, criativos e construtivos. A educação a distância, historicamente se manteve com métodos tradicionais e, nesta perspectiva, buscaremos discutir as metodologias ativas na educação on-line, as quais se destacam nas discussões atuais sobre modalidades e métodos que promovem a autonomia, a criatividade e a aprendizagem significativa de professores e estudantes. Neste processo de investigação, utilizamos a Coreografia Didática, para relacionar as Metodologias Ativas como modelos de ensino e aprendizagem ativos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é investigar a implementação de Metodologias Ativas na Educação On-line, a partir do modelo das Coreografias Didáticas na Educação Superior. Tendo como objetivos específicos (1) analisar a antecipação do planejamento de Metodologias Ativas na educação on-line; (2) analisar colocação em cena de Metodologias Ativas na educação on-line; (3) analisar a avaliação de Metodologias Ativas na educação on-line; e (4) analisar a relação entre o modelo das Coreografias Didáticas e as Metodologias Ativas utilizadas. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa tendo como campo empírico o Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa (EAD), e campo de análise, a disciplina de didática. Com isso, definimos o professor da disciplina, como sujeito da pesquisa, na qual analisamos o planejamento de metodologia ativa na antecipação, investigado através de análise documental, tendo como base de análise o planejamento do professor e sua prática na colocação em cena, ou seja, no ambiente on-line. Posteriormente, percebemos, com o aprofundamento do estudo, que não existem muitos estudos sobre avaliação nas práticas de metodologias ativas, contudo a atuação avaliativa do sujeito da pesquisa evidenciou convergência com os estudos encontrados. Mais adiante, notamos características e elementos que relacionam coreografias didáticas e metodologias ativas que são importantes no contexto escolar, contudo se diferenciam, pois um trata-se de um modelo didático e o outro das estratégias metodológicas. Para esta investigação, realizamos imersões por meio da Etnografia Virtual (HINE, 2000) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da UFPE, com intuito de coletar e analisar os dados da pesquisa através dos artefatos culturais da internet e das observações sistemáticas (GIL, 2003). Por fim, os resultados dos dados da pesquisa apontaram que a atuação do professor, sujeito da pesquisa, confirmou que a utilização e implementação de metodologias ativas na educação on-line, mais especificamente na disciplina de Didática, onde, contribuíram para o desenvolvimento da autonomia e possibilitaram uma pluralidade de atividades que correspondiam aos objetivos, de forma ativa, visando aos estilos de aprendizagem dos alunos.

Características

ISBN 978-65-5392-468-0
Número de páginas 235
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Offset 75g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

Neferson Barbosa da Silva Ramos

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE). Licenciado em Pedagogia, Especialista em Gestão da Educação e Coordenação. Artes e Tecnologias (UFRPE) e especializando em Ensino de Ciência e Matemática (CAA-UFPE). Atualmente Analista Pedagógico do FAB LAB Recife, Design Instrucional da área médica e professor do ensino superior nas areas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação (TDICs), Políticas Educacionais e Legislação de Ensino, Educação Especial e Inclusiva. Design Instrucional bolsista do Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas (UFPE). Pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Prática em Educação, Metodologias e Tecnologias EDUCAT (UFPE/CNPq). Coordenador do Projeto de Extensão Proi-Digital - Espaço de Criação para Inclusão da Cultura Digital e Maker. Pesquisa sobre Metodologias Ativas, EAD, Educação Online, Ensino Remoto, Coreografias Didáticas e Tecnologias Assistivas. Foi professor EAD do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), experiência docente na Educação Infantil e Educação Fundamental nas escolas da Prefeitura do Recife. Foi Assessor de Coordenação do Centro Universitário Joaquim Nabuco-Paulista e Coordenador de Pós-graduação MBAs.

Lab Educat: www.labeducat.com.br

Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Impresso
R$ 47,47
Ebook
R$ 23,16
Impresso
R$ 62,99
Ebook
R$ 36,67
Impresso
R$ 51,99
Ebook
R$ 28,52
Impresso
R$ 45,77
Ebook
R$ 23,16
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários