Metodologias Ativas na Educação On-line:

uma análise a partir das Coreografias Didáticas na Educação Superior

Por Neferson Barbosa da Silva Ramos

Código do livro: 456209

Categorias

Pesquisa & Metodologia, Cibernéticos, Antropologia, Psicologia, Informática, Ciências Humanas E Sociais

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 510 vezes desde 10/06/2022
Versão
impressa
R$ 72,46
Coloração
Valor total:
R$ 72,46
Versão
ebook
R$ 41,70
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 72,46
Este livro pode estar à venda na:
Este ebook também pode estar à venda na:

Sinopse

No cenário atual em que vivemos, os contextos sociais, políticos e educacionais estão sendo potencializados com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação e de novos métodos inovadores para a sala de aula, seja ela presencial ou on-line. Visivelmente a educação, requer novas metodologias e métodos ativos, criativos e construtivos. A educação a distância, historicamente se manteve com métodos tradicionais e, nesta perspectiva, buscaremos discutir as metodologias ativas na educação on-line, as quais se destacam nas discussões atuais sobre modalidades e métodos que promovem a autonomia, a criatividade e a aprendizagem significativa de professores e estudantes. Neste processo de investigação, utilizamos a Coreografia Didática, para relacionar as Metodologias Ativas como modelos de ensino e aprendizagem ativos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é investigar a implementação de Metodologias Ativas na Educação On-line, a partir do modelo das Coreografias Didáticas na Educação Superior. Tendo como objetivos específicos (1) analisar a antecipação do planejamento de Metodologias Ativas na educação on-line; (2) analisar colocação em cena de Metodologias Ativas na educação on-line; (3) analisar a avaliação de Metodologias Ativas na educação on-line; e (4) analisar a relação entre o modelo das Coreografias Didáticas e as Metodologias Ativas utilizadas. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa tendo como campo empírico o Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa (EAD), e campo de análise, a disciplina de didática. Com isso, definimos o professor da disciplina, como sujeito da pesquisa, na qual analisamos o planejamento de metodologia ativa na antecipação, investigado através de análise documental, tendo como base de análise o planejamento do professor e sua prática na colocação em cena, ou seja, no ambiente on-line. Posteriormente, percebemos, com o aprofundamento do estudo, que não existem muitos estudos sobre avaliação nas práticas de metodologias ativas, contudo a atuação avaliativa do sujeito da pesquisa evidenciou convergência com os estudos encontrados. Mais adiante, notamos características e elementos que relacionam coreografias didáticas e metodologias ativas que são importantes no contexto escolar, contudo se diferenciam, pois um trata-se de um modelo didático e o outro das estratégias metodológicas. Para esta investigação, realizamos imersões por meio da Etnografia Virtual (HINE, 2000) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da UFPE, com intuito de coletar e analisar os dados da pesquisa através dos artefatos culturais da internet e das observações sistemáticas (GIL, 2003). Por fim, os resultados dos dados da pesquisa apontaram que a atuação do professor, sujeito da pesquisa, confirmou que a utilização e implementação de metodologias ativas na educação on-line, mais especificamente na disciplina de Didática, onde, contribuíram para o desenvolvimento da autonomia e possibilitaram uma pluralidade de atividades que correspondiam aos objetivos, de forma ativa, visando aos estilos de aprendizagem dos alunos.

Características

ISBN 978-65-5392-468-0
Número de páginas 235
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Offset 75g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

Neferson Barbosa da Silva Ramos

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE). Licenciado em Pedagogia, Especialista em Gestão da Educação e Coordenação. Artes e Tecnologias (UFRPE) e especializando em Ensino de Ciência e Matemática (CAA-UFPE). Atualmente Analista Pedagógico do FAB LAB Recife, Design Instrucional da área médica e professor do ensino superior nas areas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação (TDICs), Políticas Educacionais e Legislação de Ensino, Educação Especial e Inclusiva. Design Instrucional bolsista do Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas (UFPE). Pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Prática em Educação, Metodologias e Tecnologias EDUCAT (UFPE/CNPq). Coordenador do Projeto de Extensão Proi-Digital - Espaço de Criação para Inclusão da Cultura Digital e Maker. Pesquisa sobre Metodologias Ativas, EAD, Educação Online, Ensino Remoto, Coreografias Didáticas e Tecnologias Assistivas. Foi professor EAD do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), experiência docente na Educação Infantil e Educação Fundamental nas escolas da Prefeitura do Recife. Foi Assessor de Coordenação do Centro Universitário Joaquim Nabuco-Paulista e Coordenador de Pós-graduação MBAs.

Lab Educat: www.labeducat.com.br

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários