MÉTODOS NÃO ADVERSARIAIS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITO

COMO INSTRUMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO DA CULTURA JURÍDICA BRASILEIRA

Por Isaías Balthazar da Silva

Ciência Política, Direito, Arbitragem, Negociação, Mediação, Resolução Alternativa De Litígios, Tribunais, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 1083 vezes desde 29/05/2020
Acabamento

O presente trabalho adota uma metodologia histórico comparativa por meio da qual busca-se apresentar, as raízes da cultura jurídica brasileira, traçando para tanto as principais influências de pensamento que nortearam o mundo acadêmico desde as primeiras faculdades de Direito, até os dias atuais. Utilizando-se desta metodologia, objetiva-se demonstrar que a atual crise de jurisdição pela qual passa o Poder Judiciário, está intimamente vinculada à construção do pensamento jurídico brasileiro e as influências históricas inerentes a formação do Estado e da sociedade. Descreve-se, no presente trabalho, os principais fatores relacionados com às dificuldades de acesso à Justiça e suas implicações nos contextos sociais da colônia, no período republicano, no pós-ditadura e atualmente. Busca-se ainda apontar as medidas adotadas com vistas a promover a redemocratização do Poder Judiciário brasileiro medidas estas, compostas por alterações legislativas e a adoção de Políticas Judiciárias voltadas à divulgação, implementação e positivação dos métodos não adversariais de resolução de conflitos. Com base na análise das influências no pensamento jurídico acadêmico e sua inter-relação com a própria administração da justiça no País, apresenta-se algumas novas linhas de pensamento jurídico, formadas a partir de elementos como pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Com base nesta construção busca-se demonstrar a aplicabilidade dos métodos não adversariais de conflitos como eficazes instrumentos de construção de uma nova cultura jurídica brasileira.

ISBN 978-65-000-4181-1
Edição 1 (2020)
Acabamento Brochura

Isaías Balthazar da Silva

Mais um, em busca de um mundo melhor, de ser uma pessoa melhor, senão agora, quem sabe no futuro.

Normalmente, não atentamos para o tempo que vivemos, somos constantemente motivados pelo modo de vida, interesses, pela cultura da época e pelos estímulos familiares e sociais.

Naturalmente, como uma grande espécie, este é o nosso "sistema". Seguimos evoluindo, nossa cultura segue evoluindo, as leis evoluem e a própria ciência, mesmo com suas sólidas bases e metodologias, evoluí.

O grande enigma é:

Qual a nossa contribuição como ser individual, neste imenso e complexo organismo social coletivo???