Monteiro Lobato e o Racismo Literário

Impressões caricatas do negro em obras infantis

Por Jaqueline Silva Miranda

Ciências Humanas E Sociais, Crítica Literária, Educação, Discriminação & Relações De Raça, Literatura Infantil

Esta página foi vista 1114 vezes desde 03/07/2020

O livro versa sobre a representação do negro dentro de três obras infantis do autor Monteiro Lobato: Aritmética da Emília, Histórias de Tia Nastácia e Reforma da Natureza. Nele será possível adentrar o universo de algumas narrativas lobatianas que refletem os vultos dos velhos conceitos de superioridade racial legados desde os tempos de escravidão. As discussões apresentadas relacionam as obras do Pai da Literatura Infantil ao contexto de suas criações, demonstrando o papel que o negro ocupa nestes enredos e o impacto dessas representações para o público infantil.

ISBN 978-65-991-3182-0
Edição 1 (2020)

Jaqueline Silva Miranda

Jaqueline Miranda é pedagoga formada pela Faculdade Regional da Bahia – UNIRB – e pós graduanda em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. É também bolsista do Programa Global de Bolsas de Estudo da Fundação Avon para Mulheres.