MULHER PANTANEIRA

Por POLLIANNA THOMÉ

Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 4462 vezes desde 05/01/2011

O turismo configura-se como a atividade econômica que mais cresce no Pantanal brasileiro, região onde há predominância da propriedade privada da terra para criação de gado bovino. Em sobreposição ou substituição à pecuária, a atividade turística atua sobre a dinâmica das fazendas, valorizando e se apropriando do patrimônio natural e cultural, interferindo nas relações interpessoais, assim como das pessoas com o meio, compondo um cenário em transformação.

Entre as mudanças observadas está o papel da mulher na sociedade pantaneira, cujo trabalho ganhou maior importância nas fazendas por desempenhar atividades essenciais para o turismo como a limpeza e arrumação dos quartos e serviço de alimentação dos turistas. O objeto de estudo desta obra é diagnosticar a territorialidade do turismo sobre uma região específica do Pantanal através do olhar das mulheres que moram e trabalham nas fazendas.

Chamada de Região do rio Negro, esta porção do Pantanal existe da referência espacial, histórica e sócio-cultural para a população que habita as fazendas daquele local. Utilizando a abordagem cultural da Geografia, cujo enfoque é a construção de um conhecimento das realidades sociais considerando as determinações materiais, históricas e geográficas das pessoas que o produzem, esta obra aborda o tema a partir de um viés da antropologia do turismo, na medida em que os aspectos da cultura e das relações familiares são fundamentais na compreensão de seu objeto.

Edição 1 (2009)