Na Boca da Mesa

Uma energia necessária, uma luta imensurável

Por Marco Aurélio de Lima Azevedo

Ciência Política, Ciências Humanas E Sociais, Não Ficção

Esta página foi vista 5735 vezes desde 20/11/2013

Este livro é uma homenagem a todos os brasileiros

que abdicaram da sua rotina à luta e à transformação

de um país mais justo, igual, hegemônico, soberano e

laico em suas raças e, em consequência disso, foram

mortos, torturados, perseguidos e discriminados.

Edição 1 (2013)

Marco Aurélio de Lima Azevedo

O autor é poeta e estréia como escritor, com o livro Na boca da Mesa. Uma biografia romanceada, com 304 páginas, dentro de bastidores jamais invadidos, como: a prospecção de petróleo, desde os primeiros poços marítimos, cuja sinopse é a seguinte:

A vida do autor narrada desde a infância e adolescência até hoje é surpreendente. Onde ele conta numa narrativa apaixonada, seus sonhos, conquistas e conflitos. Destaca-se a transição da ditadura, onde ele cumpriu o Serviço Militar Obrigatório; sobressaindo a arrogância na caserna; as arbitrariedades e o destempero de quem os preparavam para um confronto na guerra fria. Em seguida, ao adentrar no setor petróleo, o convívio degradante com os estrangeiros; o racismo; o assédio moral constante; os maus tratos a pessoa humana e o assédio constante ao tráfico e ao contrabando. Quando finalmente é admitido na Petrobrás, reencontra os antigos militares dentro dela. Abraça a causa sindical. É perseguido e discriminado, novamente submetido ao assédio moral, culminando com uma verdadeira batalha jurídica dentro dos tribunais, sem que a justiça julgasse o mérito da causa. Hoje está acometido de uma doença ocupacional, que restringe certas atividades. Por fim, é uma biografia de tirar o fôlego de quem pretende ler um bom livro.