Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro “NÃO QUERO SER PROFESSORA”:

O CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MINAS GERAIS (ETFMG) COMO ALTERNATIVA AO MAGISTÉRIO

Por: Fábio Liberato de Faria Tavares Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 35,35

Sinopse

A pesquisa “Não quero ser professora”: o curso técnico de Química Industrial da Escola Técnica Federal de Minas Gerais (ETFMG) como alternativa ao magistério é uma análise sobre a entrada da mulher no curso Técnico de Química Industrial da Escola Técnica de Belo Horizonte, criado no ano de 1964 para suprir a demanda por mão de obra especializada das indústrias de Belo Horizonte e região. Essa entrada teve um tímido início a partir de 1966 e em 1969, as mulheres se tornaram a maioria das aprovadas, assim como no ano seguinte, mantendo-se essa maioria pelo menos até o final da década de 1970. Com base nos levantamentos feitos, é possível que o curso em questão tenha sido a porta de entrada para a mulher num ambiente até então predominantemente masculino, mas a pergunta que se faz é por que essas mulheres ousaram ir contra o que seria o caminho natural para as que queriam uma formação técnica (no caso o magistério) e por qual motivo escolheram justamente o curso de Química. Para que fosse possível encontrar respostas a essas indagações, foram feitas entrevistas com algumas ex-alunas do curso e pesquisas em jornais e revistas da época, além da documentação disponível no Arquivo Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Por meio de suas respostas, foi possível chegar a algumas conclusões a respeito da atitude de meninas, em sua grande maioria, menores de idade, que decidiram ao menos tentar mudar um caminho pré-determinado pela sociedade, que seria a sala de aula, o lar ou a associação das duas atividades.

Categorias: Educação, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais, Discriminação & Relações De Raça, Estudo Dos Generos, Feminismo E Teoria Ferminista
Palavras-chave: educação, gênero, história

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 173

Edição: 1(2017)

ISBN: 978-85-918231-2-3

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
Fábio Liberato de Faria Tavares

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrando em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Professor dos anos finais do ensino fundamental com pesquisas nas áreas de História Ambiental, História Oral e Gênero.


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Não é fácil colocarmos nosso confiança em qualquer meio...Aos poucos fui descobrindo que o Clube dos Autores é mais que um meio confiável, é a segurança de um sonho realizado, é a luta pela valorização destes grandes escritores que acabam sendo desvalorizados pela cultura do sexo, samba e futeb..."

Vanderlan da Silva

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700