Novos Renascimentos

Impactos da Tecnologia na Transformação Completa da Sociedade

Por Antônio Marcos Alberti

Liderança, Filosofia E Aspectos Sociais, Computadores E Tecnologia, Engenharia E Tecnologia, Desenvolvimento Humano, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 1885 vezes desde 14/02/2023
Coloração

Em Novos Renascimentos, o cientista, professor, programador e arquiteto de tecnologias da informação, Antônio Marcos Alberti, analisa os impactos da convergência tecnológica e suas disrupções na transformação da sociedade. O objetivo é entender como a evolução tecnológica acelerada afeta os indivíduos, famílias, organizações, cidades, nações e humanidade, explorando quais são os desafios que as novas tecnologias trazem para os modelos estabelecidos. Os impactos da convergência de mais de uma centena de tecnologias são analisados, fazendo um diagnóstico amplo e profundo das transformações digitais, sociais, culturais, sistêmicas, criativas e colaborativas que já estamos vivenciando.

Este verdadeiro guia para o futuro fornece uma visão convergente, provocativa e emocionante do que nos espera. Ela cobre os impactos das tecnologias emergentes do mundo físico nas áreas de energia, matéria, biologia, computação e tecnologias de informação e comunicações, incluindo IoT, 5G, 6G e Internet; a relação entre o físico e o virtual com gêmeos digitais e a programabilidade do físico; o mundo virtual, incluindo os Metaversos; a Internet do futuro; as tecnologias de consenso, imutabilidade e monetização digital; e a inteligência artificial. Dentre os impactos da abundância tecnológica, discute o futuro do trabalho e do dinheiro, novas economias e organizações, trabalho em rede, minimalismo e hack life, imersão total, gameficação, medicina regenerativa e transhumanismo, autoconsciência, aprimoramento humano e cocriação com máquinas.

Planejado para ser compreendido por não técnicos, explora possíveis caminhos para mudar o mundo ao empregar a integração de tecnologias, modelos, métodos e mentalidades disruptivas, oferecendo um repensar mais profundo de como as disrupções criadas pelo uso de novas ferramentas irão modificar nossas realidades virtuais, físicas e híbridas, oportunizando resolver alguns problemas que há muito tempo nos assolam. A partir da integração de ciência, tecnologia, arte e filosofia, ele oferece cenários de futuros de valores éticos, livres, pacíficos, justos, bem como um pensar sobre como e por que romper com o estabelecido, para que novos modelos e mentalidades emerjam democraticamente e nos deem a oportunidade de mudar de fato, tirando proveito de nossas invenções para sermos mais humanos. Trata-se, portanto, de uma obra multidisciplinar, voltada para todos os públicos.

Partindo da ciência e considerando as tecnologias mais avançadas da atualidade, bem como tendências para as próximas décadas, este livro contribui com aspectos técnicos e filosóficos relacionados à transição para novos modelos e mentalidades, tanto no que tange ao cenário tecnológico, quanto no ambiente humano, com impactos na vida das pessoas, trabalho, organizações, meio ambiente e humanidade.

Edição 1 (2023)
Formato 16x23 (160x230)
Tipo de papel Polen

Antônio Marcos Alberti

Antonio Marcos Alberti é engenheiro, professor, coordenador do Information and Communications Technologies (ICT) Laboratory do Inatel e programador C/C++. É doutor em Eletrônica e Telecomunicações pela Unicamp e pós-doutor pelo Electronics and Telecommunications Research Institute (ETRI) da Coréia do Sul. Autor de mais de 100 artigos científicos. Já ministrou mais de 80 palestras sobre tecnologia e suas disrupções. Pai da arquitetura convergente de informação NovaGenesis. Contribuiu para documento de requisitos para Internet do Futuro na Coréia do Sul. Contribui para a arquitetura do Projeto Brasil 6G. Criador do movimento de empreendedorismo social em rede chamado Renascidade. Pioneiro da Internet do futuro, projetista de 6G, escritor, hacker de tendências e consultor.