O estudante-atleta: desafios de uma conciliação

Por Daniel Machado da Conceição

Código do livro: 419148

Antropologia, Jovens e Adolescentes, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 1056 vezes desde 19/01/2022

Os jovens atletas encontram-se em um período no qual são atraídos pelo valor meritocrático do esporte, em que dedicam tempo, valores econômicos, relações sociais, a juventude e sua escolarização no objetivo de atingir a profissionalização e um suposto estrelato. Estes atletas entram em uma socialização profissional aprendendo técnicas e comportamentos exigidos para a carreira. Concomitantemente, também devem despender tempo em sua escolarização, o que parece gerar conflitos de interesse ao priorizar uma dessas escolhas. Aqui temos dois veículos ideológicos da modernidade, esporte e escola, a apontar caminhos que incorrem em apreensão distinta por meio de uma ênfase na aquisição de um capital corporal ou de um capital cultural (BOURDIEU, 2014).

Edição 1 (2022)

Daniel Machado da Conceição

Doutor (2021) e Mestre (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura (2013) e Bacharelado (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/CED/UFSC), participa do Grupo Esporte e Sociedade. Atuação como professor de Sociologia no Ensino Médio Regular e EJA, Educador Social e Coordenador Educacional em entidade qualificadora de jovens aprendizes, Tutor à Distância e Conteudista.

Enseñanza Estudos Sociais: ensenanzaestudossociais.blogspot.com/