Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro O QUE É APRENDER, ENSINAR E AVALIAR

TEORIAS DO CONHECIMENTO E DA EDUCAÇÃO

Por: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 47,89

Sinopse

I

Essa é uma obra de “Pedagogia da filosofia (pedagofilosofia)” e não de “filosofia da educação”. Sendo assim, desenvolveremos o nosso estudo a partir de uma perspectiva epistemológica histórica, procurando compreender possíveis e, por isso mesmo, talvez ainda não conhecidas, na presente era pós-moderna, essenciais relações existentes entre as diferentes teorias do conhecimento e os seus diferentes axiomas sobre educação e/ou pedagogia, especificamente no que se referem às temáticas sobre “O que é aprender, ensinar e avaliar”.

II

Em diferentes épocas, como se sabe, diferentes filósofos ou pensadores, ainda que alguns indiretamente, procuraram e/ou têm procurado, aos seus modos, abordarem tais temáticas. Alguns, do antigo mundo Grego, como Platão, Parmênides, etc., desenvolveram teses pré-deterministas e/ou Inatistas; outros, mais radicais, como Górgias e Pirro, teses céticas absolutas; outros ainda, como Aristóteles, teses empiristas.

Sabe-se, entretanto, que, mesmo entre aqueles que afirmaram ser possível ao homem de fato “conhecer e/ou saber”, existiram também divergências quanto aos ditos caminhos (métodos) e limites dessas ditas possibilidades de entendimento.

Sendo assim, não descartaremos, aqui, as contribuições dadas pelos renomados filósofos clássicos, aqueles que foram os precursores das conhecidas teorias do conhecimento e, que, mais tarde, especificamente ao longo da era moderna, foram, por meio de pensadores tais como Descartes, Francis Bacon, etc., utilizados como égide para a estruturação dos novos valores da Ciência e/ou das novas formas de conhecer científicas.

Não descartaremos também, em nosso estudo, as brilhantes contribuições (céticas relativas) de KANT, I., especialmente aquelas alocadas em duas de suas importantes obras, “Crítica da razão pura” e “Crítica da razão Prática”, afirmando-se, por exemplo, de forma mais específica e didática na primeira, que “não podemos conhecer as coisas em si, mas apenas como as são para nós”, isto é, centradas na ideia de que, “ao buscarmos conhecer a realidade, participamos, ainda que não deliberadamente ou conscientemente, da nossa construção mental desta”.

Faz-se importante ressaltar, todavia, que o nosso objetivo, aqui, além de buscarmos compreender possíveis relações substanciais existentes entre as principais teorias do conhecimento (Platonismo, Inatismo, Neoplatonismo, Idealismo, empirismo, Kantismo-fenomenalismo, materialismo dialético, Nietzscheismo, etc., frente às novas exigências educacionais, tempos ditos Pós-modernos, de Individualismo, Consumismo, Meritocracia, Xenofobismo, etc.) é, também, à luz do pensamento de Nietzsche:

“Questionarmos os valores da ciência e/ou das suas ditas formas ortodoxas de verdades que, nos últimos séculos, têm sistematicamente contribuído à formação, em diferentes instâncias sociais formativas, como o trabalho, a escola, etc., de seres autômatos e não autônomos, isto é, de indivíduos não somente adestrados e limitados do ponto de vista racional, mas também castrados dos seus potenciais críticos, transformadores e criativos.”

Categorias: Educação, Filosofia, Epistemologia
Palavras-chave: aprendizagem, avaliaÇÃo, educaÇÃo, ensino, epistemologia, filosofia

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 151

Edição: 1(2014)

ISBN: 978-1503140264

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

[email protected]


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Iniciativa inovadora, sintonizada com possibilidades emergentes típicas do mundo cosmopolita e cibernético de nosso tempo, o Clube de Autores abre o mercado editorial para muitos, amplia para outros tantos que já publicam no circuito convencional. E põe por terra a tradicional desculpa de auto..."

Edvaldo Pereira Lima

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700