O que é isso, ex-companheiro Lula?

Por Marcos Goursand

Ciências Humanas E Sociais, Psicologia

Esta página foi vista 2239 vezes desde 12/02/2013

Aqui, o autor faz uma análise psico-política do governante Lula e de seu governo. Tenta compreender sua trajetória política a partir de uma personalidade que, graças a sua inteligência e aptidões, somadas a uma persistente busca de ascensão social, levaram-no à presidência da República.

Para chegar aonde chegou, Lula usou de artifícios aprendidos na luta para sobreviver às adversas circunstâncias de vida, a começar de sua infância pobre de retirante nordestino, depois nas lutas sindicais e, por fim, na liderança de um partido político. Alcançando o poder, Lula e o PT fizeram alianças e acordos espúrios, sacrificaram companheiros e programas partidários, traíram seus eleitores. De fato, tinham, como ainda hoje têm, apenas um projeto de poder, não de governo.

O fisiologismo e o nepotismo continuam sendo uma prática rotineira no controle partidário da máquina pública. Os programas sociais não passam de captadores de votos e apoio popular, a educação e a saúde encontram-se abandonadas, a violência aumenta, a reforma agrária é mera balela, a política econômica, como no governo anterior, tem como objetivo básico atender aos interesses do sistema financeiro internacional e nacional, continua-se pagando juros reais de uma fictícia dívida externa. A miséria, a corrupção e a impunidade permanecem sendo as grandes vergonhas nacionais. Há muita esperança, mas pouca mudança, muita retórica e pouca ação, muita demagogia e pouca verdade. O governo Lula revelou-se uma continuidade piorada de FHC.

Omisso diante dos problemas que tem de enfrentar, inábil como condutor de sua equipe e inapto como líder maior do país, Lula tornou-se o grande engodo, o maior blefe já acontecido na nossa história republicana recente. E que poderá vir a se tornar um desastre nacional de proporções imprevisíveis.

Esta é a análise que o autor oferece aos leitores deste livro, numa tentativa de entender, de forma crítica, um momento de nossa história contemporânea.

Edição 1 (2013)