Original
Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro O Rio de Janeiro sob o olhar dos viajantes estrangeiros

(1808-1821)

Por: Vinicius Cranek Gagliardo Denunciar

Ajaxloader
de
R$ 36,92
por
R$ 32,38

Sinopse

Quando o Brasil ainda era um mistério para a Velha Europa, os viajantes estrangeiros ajudaram a propagar a imagem do que seria a vida nos trópicos. Antes da vinda de D. João VI ao Rio de Janeiro, as descrições sobre o Brasil nas relações de viagens eram, em geral, descrições breves de uma ou duas cidades locais, tendo em vista que a circulação e a permanência estrangeira por aqui ainda era restrita. Mas com a suspensão das leis que proibiam a presença estrangeira nos domínios portugueses, os europeus puderam desembarcar sem grandes problemas, permanecendo por um tempo maior em terras tropicais. Assim, iniciou-se um período de publicações de narrativas de viagem com extensas descrições do Brasil, muito mais ricas em detalhes. Apesar disso, ao lado deste novo modelo mais longo e detalhado de narrativas, conviveram, ainda durante os anos joaninos (1808-1821), narrativas breves, escritas por aventureiros que apenas passaram rapidamente pelos portos tropicais para reabastecimento, a caminho do Oriente ou da África. Diante deste quadro, este livro se propõe a dar ao leitor uma visão das impressões do Rio de Janeiro do início do Oitocentos que os aventureiros estrangeiros construíram em suas narrativas, impressões que passam pela descrição das ruas, das casas, dos hábitos e costumes da população; em suma, do que seria viver no Rio de Janeiro entre 1808 e 1821.

Categorias: Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia, Civilização
Palavras-chave: de, europeização, janeiro, rio, viajantes

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 139

Edição: 1(2009)

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Missing
Vinicius Cranek Gagliardo

Vinicius Cranek Gagliardo é historiador e mestre em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Franca. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado, na mesma instituição, sobre a imprensa no Rio de Janeiro oitocentista, especificamente sobre o processo de civilização do povo por meio dos periódicos fluminenses. Também publicou, em 2015, o livro "Uma Paris dos trópicos? Perspectivas da europeização do Rio de Janeiro oitocentista", editado pela Alameda.


Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Acabo de receber neste momento, as obras de minha autoria. Estão lindísimos.... Lindísssimos... Lindíssimos! Parabéns pelo trabalho gráfico, apresentação, agilidade e integridade do site. Grata e obrigada pela parceria, que tem se mostrado excelente!"

Ana Maria Leandro

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700