O Terceiro Homem

Por Sandro Zanon

Memórias Pessoais, Literário, Vida Cristã, Ciências da Religião, Biografia

Esta página foi vista 910 vezes desde 25/10/2022

Um fenômeno religioso que vem chamando a atenção das comunidades cristãs na segunda década do século 21 é o crescente número de pessoas que tem renunciado à sua filiação religiosa.

Em 2010 o IBGE fez um levantamento sobre a religiosidade dos brasileiros. A pesquisa revelou um crescimento exponencial dos que se declararam cristãos, mas sem vínculos com nenhuma denominação. O número saltou de menos de 1 milhão em 2000 para quase 10 milhões em 2010, um crescimento de mais de 780%. Esse grupo tem sido chamado de “desigrejados”.

É curioso observar que esses “desigrejados” não abandonaram o cristianismo em si, apenas romperam com suas denominações religiosas. Em vez de abandonarem a igreja porque perderam sua fé, muitos afirmam exatamente o contrário, que tiverem que deixar suas organizações religiosas para preservarem e protegerem sua fé em Deus.

Uma das religiões que vem perdendo membros continuamente nos últimos anos é a Associação Cristã das Testemunhas de Jeová, conhecida por sua personalidade jurídica Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. Sandro Zanon foi Testemunha de Jeová por mais de quarenta anos, mas no início de 2021 se dissociou definitivamente dessa organização.

O Terceiro Homem conta a trajetória religiosa do autor, do deslumbramento à desilusão, e revela com riqueza de detalhes os bastidores do processo judicativo surreal e kafkiano pelo qual passou. Em muitos aspectos seu testemunho é ilustrativo das experiências pelas quais passam anualmente milhares de egressos deste grupo religioso, e na essência ajuda-nos a refletir sobre o fenômeno dos “desigrejados” na comunidade cristã como um todo.

Edição 1 (2022)

Sandro Zanon

Sandro Zanon formou-se em Letras - Português e Inglês na Universidade Tuiuti do Paraná em 2006.

Atua como professor de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto há mais de quinze anos; lecionando para o Ensino Fundamental II e Médio e também em cursos preparatórios para vestibulares, concursos e ENEM. Também faz trabalhos de revisão textual e leitura crítica.

Publicações relacionadas