ESTRELA DO RIO

Por JOSÉ CLEI GOMES FILHO

Biografia, Biografia e Testemunho, Seitas e Heresias, Histórico

Esta página foi vista 6406 vezes desde 19/07/2014

Revelar intencionalmente e de maneira quase “biográfica”, a saga dos 165 anos de existência da Augusta, Respeitável, Grande Benemérita e Grande Benfeitora Loja Simbólica Estrela do Rio – 123, federada ao Grande Oriente do Brasil e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro, fundada aos 26 de junho de 1849, sob os auspícios do Supremo Conselho do Grau 33 do Brasil, então mais conhecido como “Supremo Conselho e Grande Oriente de Caxias”.

Para tal, fora a utilização que pude fazer de alguma matéria histórica de interesse geral para o embasamento do enredo e da realidade em que a Loja esteve inserida no âmbito regional e nacional no decorrer dos muitos anos de sua existência (principalmente nos seus primeiros momentos após a sua fundação, dentro de um contexto maçônico nacional buliçoso e que se firmava), tive a felicidade de poder utilizar como roteiro e abalizamento dessa “saga” uma vasta e preciosa documentação escrita ou impressa produzida ou recolhida no decorrer dos muitos anos de existência ininterrupta da “biografada” no panorama maçônico fluminense e nacional. Diante de material de interesse histórico em tão boa quantidade e qualidade, os percebi como legados valiosíssimos e que poderiam e até deveriam ser, de alguma forma, aproveitados por mim, não só os trazendo à luz, mas dando-lhes o fôlego necessário para que voltassem a “dizer” alguma coisa útil no entendimento da história não só da Ordem no Brasil, mas da história da cidade, do país e do mundo no qual a Loja Maçônica Estrela do Rio estava e ainda está inserida.

Edição 1 (2014)
Acabamento Brochura s/ orelha

JOSÉ CLEI GOMES FILHO

O autor desse livro, José Clei Gomes Filho, longe de qualquer pretensão de ser historiador, é apenas um homem que procura ser mais um Mestre Maçom, ou como gosta de se considerar, sem maiores pretensões, - “um obreiro útil e dedicado” ao que considera a Obra Maior, isto é, tornar-se um homem melhor e que procure tornar o mundo que o cerca também melhor. Para isso, dentre outras coisas, procura tornar-se alguém que divulgue a obra maçônica e nada melhor do que isso que ser um simples contador de estórias. O Ir.: Clei, como é mais conhecido, nasceu na Cidade do Rio de Janeiro, em 04 de dezembro de 1967, é Médico Homeopata, exercendo sua atividade profissional há mais de vinte anos e é pai de José Clei Gomes Neto e de Maria Julia da Silva Delegave Gomes. É casado com Ana Cláudia Dias da Silva, e hoje está radicado na Cidade de Duque de Caxias / RJ.

Publicações relacionadas