O trono e o altar

Catolicismo e política na Espanha (1920-1970)

Por Mairon Escorsi Valério

Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 3919 vezes desde 21/09/2011

O presente livro aborda as relações estreitas entre a Igreja Católica na Espanha e o estado espanhol ao longo de boa parte do século XX. A igreja espanhola inaugura a primeira manhã do século vinte numa incestuosa relação com a monarquia espanhola, mas logo se depara com o advento da república e os desdobramentos revolucionários da Guerra Civil nos anos 1930. Em jogo, para a Igreja, estava sua desde sempre posição privilegiada e hegemônica junto ao Estado, ameaçada diante das forças ideológicas laicas do liberalismo e do ateísmo presente nas tendências anarquistas e comunistas. Neste contexto, o franquismo se torna uma esperança do resgate da velha ordem conservadora e do retorno aos antigos privilégios. Entretanto as transformações históricas em curso e a dinâmica interna à instituição religiosa levam o catolicismo espanhol a uma multiplicidade de tendências e estratégias que buscam respostas aos desafios lançados pelos ventos modernizadores e laicizantes da sociedade e do estado espanhol.

ISBN 978-85-912280-0-3
Edição 1 (2011)