O ÚLTIMO TREM DA AURORA

Fragmentos de vida em forma de história

Por Valentim Morcelli

Humor, Ciências Humanas E Sociais, Estudo Das Minorias

Esta página foi vista 1257 vezes desde 25/03/2017

No livro o autor coloca em evidência a beleza e a poética vida camponesa. Sua maneira sensata e tranquila para resolver seus problemas, pretendendo ressaltar suas virtudes na vivência fraternal e solidária base fundamental da cultura campesina, sem esquecer sua devoção pela natureza!

Também não poderia deixar de lado as agruras que acompanham de perto sua vida.

Por falta de condições e apoio não conseguiu se constituir em uma sociedade camponesa, a fim de fazer valer seus direitos, frente a classe rural organizada, onde à sombra do poder público oferece condições e meios para dominar com sua sanha devastadora o massacre dos camponeses!

Quando as máquinas tomaram das mãos dos lavradores seus instrumentos de trabalho e sustentação de sua família, não se preocuparam com sua sorte, deixando-os a mercê de um progresso desumano, cuja alternativa que lhe restou foi migrar para a perifeira das grandes cidades e fazer o que não sabiam se tornando párias.

O livro também levanta um grande problema dos tempos modernos: o idoso se constitui no seu dia a dia um problema para a família. O progresso o ignorou deixando-o abandonado à margem da vida.

O autor, como presidente durante 40 anos de uma entidade beneficente de apoio aos idosos abandonados, presenciou neste percurso muitos serem preteridos pelos seus familiares.

Sendo um problema de alta complexidade e de difícil solução, em consequência da transformação da estrutura familiar, necessário se faz, sentarem-se à mesa, a comunidade e o progresso, para que possam caminhar juntos, sem pisotear à justiça e o ser humano.

O autor deseja neste livro prestar uma homenagem a todos aqueles que de qualquer forma contribuíram para a redemocratização do nosso país.

Edição 1 (2016)

Valentim Morcelli

Valentim Morcelli, Nascido em Descalvado, São Paulo em 16 de abril de 1926. Domiciliado em Pirassununga, S Paulo. Mudou-se para São Paulo em 1951. Pai de quatro filhos , uma falecida e 5 netos. Qímico, trabalhou na Indústria Reunida Francisco Matarazzo, fábrica Celosul por 28 anos.

Fez aperfeiçoamento em vários paises da Europa (Finlândia, Inglaterra, Bélgica e Itália).

Formou-se em Português e Francês na Faculdade Camilo Castelo Branco, em Itaquera em 1974.

Serviu no 17º Regimento da Cavalaria em Pirassununga.

Foi presidente do Circulo Operário de Ermelino Matarazzo.

Vice-Presidente da Federação dos Trabalhadores Cristãos do Estado de São Paulo em 1966.

Reorganizou a Oposição Sindical do Sindicato Papel e Papelão de São Paulo, concorrendo como cabeça de Chapa em 1970.

Fundou e presidiu a Associação dos Aposentados e Pensionistas do bairro de Ermelino Matarazzo, participando da caravana a Brasília (1996) reivindicando melhoramentos para a categoria.

Fundou e presidiu em 1972 por 40 anos o Centro de Promoção Humana Lar Vicentino que entre outras coisas se ocupa de famílias carentes e abrigo de idosos desamparados.

Participou da Fundação do Partido dos Trabalhadores na memorável reunião no Colégio Sion.

Foi Candidato a Deputado Estadual na primeira eleição que o Partido dos Trabalhadores disputou recebendo cerca de sete mil votos.

Preso e torturado pelo DOPS em março 1979.

Recebeu o titulo de Cidadão Paulistano da Câmera Municipal de São Paulo em 2007.

Pertence a Associação de Ex-presos Políticos que lutaram pela redemocratização do Pais em 1964.