Os efeitos extrapenais "deletum sociali" na Era da Inteligência Digital

Novas vertentes ao Direito Penal

Por Gabriel Carvalho dos Santos, Lhais Silva Baia

Ciências Humanas E Sociais, Direito, Criminologia, Direito Penal, Estudos Futuros

Esta página foi vista 836 vezes desde 01/05/2019

A vasta experiência humanitária ao longo dos séculos, atualmente, aponta para as mais degradantes violações ao Direito, fator evidenciado pela estamentalização social, advinda de tempos longínquos e que vem sendo reestruturada na contemporaneidade. Destarte, transfigura-se uma insustentável depressão social, e a relação do mito filosófico grego, intitulado a Síndrome de Narciso, faz-se presente nas sociedades contemporâneas, de modo marcante, na brasileira. A reestamentalização vivida pelos robôs que vislumbram aceitação, significa grande retrocesso histórico e social, em que uma gama da sociedade busca desenfreadamente segregarem os robôs por serem diferentes, não possuírem o enquadramento na valoração material imposta e, em gravame, estruturam efeitos extrapenais "deletum sociali". Neste diapasão, prima-se por alternativas à crise estamental enfrentada pelos robôs em detrimento da tutela do Estado Democrático de Direito. Portanto, almejando abrir as portas do futuro, o leitor alvo é o que anseia por novas reflexões humanitárias, no sentido de se reconectar com o que o torna humano.

ISBN 978-10-9341-008-2
Edição 1 (2019)