OS PRINCIPAIS DESAFIOS NO INÍCIO DA DOCÊNCIA

DO ESTÁGIO AOS ANOS INICIAIS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por GICELIA VENTURA DE SOUZA

Código do livro: 346761

Categorias

Ciências Humanas E Sociais, Educação

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 573 vezes desde 12/11/2020
Versão
ebook
R$ 45,98
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 45,98
Este ebook também pode estar à venda na:
Este livro também está à venda em:
Espana
Portugal

Sinopse

O presente livro, incialmente artigo evidenciou como a prática docente está atrelada à questões de sociabilidade entre equipe escolar, especificadamente professores (as), à formação (in)suficiente para atuarem como docentes e à formação continuada após a graduação para garantirem maior qualidade na educação infantil. Utilizamos o método dedutivo para analisar as informações obtidas. Quanto aos objetivos, no geral pensamos a prática do (a) professor (a) na escola no período do estágio até os cinco primeiros anos de atuação e refletimos as possibilidades de amenizar as dificuldades que encontram e especificamente Identificamos as práticas relacionadas ao período de transição de discente para docente e com ela a visão que se tem da realidade escolar; analisamos a relevância de cada desafio, seja com formação ou socialização, no campo teórico e o tipo de comportamento mais presente no início de carreira; entendemos a prática e as dificuldades com domínio de conteúdo e ausência de apoio escolar, que por sua vez, interferiria na qualidade profissional. No decurso do trabalho notamos a importância do estágio e da escola como espaço de formação. A revisão do referencial teórico mostrou que esse profissional atua em meio a dificuldades de cunho político porque não tem os mesmos benefícios dos concursados, isso inclui capacitação e formação, de nível teórico porque sem a clareza do conteúdo adequado para ser aplicado ao ensino infantil a qualidade da prática fica comprometida. Consideramos, dedutivamente, que a atuação do docente principiante necessitaria de apoio da comunidade escolar, especialmente de seus pares e companheiros de profissão, para lidarem com suas frustrações e cansaços, de programas que promovam seu desenvolvimento profissional, de melhores condições de trabalho, vínculo e valorização institucional.

Características

ISBN 978-65-001-2509-2
Número de páginas 18
Edição 1 (2020)
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

GICELIA VENTURA DE SOUZA

Especialista em Formação Docente para EaD, tive como primeira paixão as Ciências Sociais, por conseguinte a Educação a Distância, inclusive no âmbito empresarial refletindo como adotar medidas educativas no ramo administrativo. Lecionei em escola particular e escola pública, foi aí que percebi que não apenas há perfis para cada classe, bem como perfis adequados para cada modalidade de ensino.

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários