Os Princípios do Kung Fú pelo Professor na Educação Física Escolar

Por Carlos Galocha

Ciências Humanas E Sociais, Corpo, Mente E Espírito, Educação, Costumos E Tradição, Estudo Das Crianças, Inspiração E Crescimento Pessoal

Esta página foi vista 816 vezes desde 20/08/2019

O Kung Fú é uma arte marcial chinesa muito antiga, praticada e difundida pelos monges do mais famoso templo que existiu na China o Templo Shao Lin. Conhecidos não só pela fama de grandes guerreiros, os monges de Shao Lin (Sil Lan) foram treinados e educados sob forte disciplina, além de desenvolverem através da meditação e ensinamentos filosóficos práticas amparadas na bondade e no respeito. Nesse sentido, nossa pesquisa objetivou-se em verificar se os princípios do Kung Fú são utilizados pelo professor na educação física escolar. Trazemos nesta obra um referencial teórico capaz de dar um entendimento sobre o contexto tanto histórico quanto filosófico sobre a disciplina oriental em uma escola ocidental. Assim, dialogamos com os mestres Marco Natalli, Francisco José D´Urbano entre outros para a história e filosofia do Kung Fú, além de análisar os PCN´s e cadernos do professor para entender os caminhos metodológicos e de conteúdos propostos e seguidos pelos sujeitos da pesquisa.

Edição 1 (2019)

Carlos Galocha

Técnologo em Segurança Pública pela Escola Superior de Sargentos da PMESP. Bacharel em Educação Física pela Faculdade do Clube Nautico Modiano. Pós-graduado em Metodologia de Ensino na Educação Superior pela Facinter uma Faculdade do Grupo UNINTER.. Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho.